Pesquisa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vale do Silício - Visão social.

     Investir no lado social ainda não é visto como uma forma de aumentar o prestigio da marca a ponto de gerar o retorno esperado. Algumas empresas chamadas "social ventures" estão mais ligadas ao social. Mas em uma generalização a preocupação social das grandes marcas nascidas e criadas no vale do silício não passa de mero golpe comercial.
    Até mesmo por uma questão lógica, vejamos, o alvo comercial destas empresas ligadas ao vale do silício é a inovação. A sensação que elas querem que seus usuários tenham a usar seus produtos é o poder. Poder por ter a possibilidade de fazer uso daquele produto e ou serviço, e não a sensação de consumo consciente, ajuda ao próximo ou a floresta. 
     Um exemplo de "social venture" que ajuda a sociedade é a Kiva, que torna possíveis empréstimos entre pessoas ao redor do mundo, sem intermediários, pelo seu site. Além de empresas famosas com suas iniciativas sociais como Google e Facebook.
     O Facebook ao conectar pessoas entre si faz com que elas se sintam mais próximas. Apesar de sua base de usuários ser gigantesca, o facebook não mostra muito progresso quanto ao que fazer com ela.
     O Google tem iniciativas de investimentos em energia renovável, além de construções de casas de baixo custo para comunidades carentes.
A falta de visão social do vale do sílício se deve ao fato de investimentos em iniciativas sociais sempre é um investimento de risco, o que os torna receosos.





Referência:

*http://www1.folha.uol.com.br/tec/1180020-falta-visao-social-ao-vale-do-silicio-diz-empreendedor.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário