Até mesmo por uma questão lógica, vejamos, o alvo comercial destas empresas ligadas ao vale do silício é a inovação. A sensação que elas querem que seus usuários tenham a usar seus produtos é o poder. Poder por ter a possibilidade de fazer uso daquele produto e ou serviço, e não a sensação de consumo consciente, ajuda ao próximo ou a floresta.
Um exemplo de "social venture" que ajuda a sociedade é a Kiva, que torna possíveis empréstimos entre pessoas ao redor do mundo, sem intermediários, pelo seu site. Além de empresas famosas com suas iniciativas sociais como Google e Facebook.
O Facebook ao conectar pessoas entre si faz com que elas se sintam mais próximas. Apesar de sua base de usuários ser gigantesca, o facebook não mostra muito progresso quanto ao que fazer com ela.
O Google tem iniciativas de investimentos em energia renovável, além de construções de casas de baixo custo para comunidades carentes.
A falta de visão social do vale do sílício se deve ao fato de investimentos em iniciativas sociais sempre é um investimento de risco, o que os torna receosos.
Referência:
*http://www1.folha.uol.com.br/tec/1180020-falta-visao-social-ao-vale-do-silicio-diz-empreendedor.shtml
*http://www1.folha.uol.com.br/tec/1180020-falta-visao-social-ao-vale-do-silicio-diz-empreendedor.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário