Pesquisa

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Relações entre Brasil e o Vale do Silício

Algumas regiões do Brasil possuem destaque devido a inovação tecnológica que há nelas, dentre elas podemos destacar alguns parques tecnológicos: Porto Digital, no Recife; o Parque Tecnológico do Rio, no Rio de Janeiro; o Tecnopuc, em Porto Alegre; o Parque Tecnológico de São José dos Campos; o Sapiens Parque, em Florianópolis e o polo de tecnologia de Campinas.
Dentre os polos tecnológicos citados, o que mais se destaca é o de Campinas que, de acordo com "Startup Ecosystem Report 2012", do Startup Genome Project, São Paulo é o 13º melhor ecossistema do mundo para startups, de uma lista encabeçada pelo Vale do Silício, na Califórnia. Na cidade de Campinas se encontram 32 das 500 maiores empresas do mundo no ramo high tech, como a Lucent Technologies, IBM, Compaq e Hewlett-Packard (HP).
Campinas ganhou esta distinção porque ele tem várias características semelhantes, tais como:
  • É uma cidade moderna, localizada perto de uma gigante metrópole, São Paulo;
  • Possui centros de pesquisas especializados na área ambiental e alta tecnologia, compostos pela Universidade de Campinas (UNICAMP), a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), o UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron , o Instituto de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Instituto Agronômico de Campinas, o Instituto Biológico, o Instituto de Tecnologia de Alimentos, o Instituto Eldorado e vários outros.
  • Campinas apresenta uma taxa de pesquisador/população iguais às dos centros de tecnologia mais avançada;
  • Uma série de empresas de alta tecnologia não-poluente, elétricos e eletrônicos indústrias se instalaram em torno de Campinas, como a IBM , Lucent , Samsung , Nortel , Compaq , Motorola , Dell , Fairchild Semiconductor , Huawei , 3M , Texas Instruments , Celestica , Solectron , e Bosch .
  • Vários parques industriais e incubadoras de empresas de alta tecnologia nas áreas de microeletrônica, computadores, software, telecomunicações, etc, tem se desenvolvido lá.

 Brasileiros que fizeram e fazem sucesso

A receita "Brasil - Silicon Valley - Brasil" funcionou bem para um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil, Júlio Vasconcellos. Júlio nasceu no Brasil e foi educado nos EUA, ele é um graduado da Universidade da Pensilvânia e de na Escola de Negócios de Stanford, ao voltar para o Brasil, fundou a mais quente inicialização do Brasil em 2011, Peixe Urbano.

Referências

Disponível em: <http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/o-vale-do-silicio-brasileiro_126007.html>. Acesso em 17 de Fevereiro de 2013.
Disponível em: < http://en.wikipedia.org/wiki/Brazilian_Silicon_Valley >. Acesso em 17 de Fevereiro de 2013.
Disponível em: < http://www.forbes.com/sites/ricardogeromel/2012/05/18/brazil-sillicon-valey/ >. Acesso em 17 de Fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário