Pesquisa

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Brasileiros de Sucesso no Vale do Silício

O Vale do Silício, por ser a região mais prolífera no que diz respeito à empresas de inovação tecnológica, recebe o interesse de jovens empreendedores do mundo todo. O Vale do Silício é também o destino dos estudantes provenientes de outros países, muito desses formados no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e na Universidade Stanford.

Um dos maiores exemplos de brasileiros que tiveram sucesso no Vale é Isabel Pesce, fundadora da startup Lemon, empresa que criou o aplicativo de mesmo nome para controle de gastos com cartões de créditos e organizar virtualmente as notas fiscais. O app foi baixado mais de 1 milhão de vezes em apenas 3 meses após seu lançamento. Bel também fez sucesso com seu livro, "A Menina do Vale", contando suas experiências no Vale do Silício. O livro chegou a mais de meio milhão de downloads.

Co-fundador do Instagram, Mike Krieger, foi o mais recente empreendedor de sucesso brasileiro. De 2010 para 2012 o Instagram passou de 57 milhões de dólares para 1 bilhão, sendo comprado pelo Facebook em abril do mesmo ano. O brasileiro recebeu 10% do valor da negociação. Em dois anos a rede social ficou entre as 5 maiores do mundo.

Falando em Facebook, não podemos deixar de citar Eduardo Saverin, co-fundador da maior rede social do mundo. Saverin foi afastado da empresa por Zuckerberg e perdeu o título de co-fundador, no entanto a justiça concedeu a Saverin legalmente o status perdido. Atualmente Saverin vive em Cingapura e atua como investidor de novas empresas de tecnologia.

Alex Kipman é outro nome importante no Vale. Ele foi responsável pela criação do Kinect, acessório usado pelo Xbox para reconhecer os movimentos físicos do jogador como forma de interação com os jogos do console. Alex é formado Rochester Institute of Technology, em Nova York, e já trabalhou na criação de softwares para supertelescópios da NASA.

Além desses, Paulo da Silva, programador sênior da Grooveshark, Hugo Barra, gerente mundial do Android, Gabriel Benarros,  co-fundador e CEO da Ingresse, entre outros brasileiros fazem carreira no Vale do Silício. Isso prova que, no Vale, não importa a sua nacionalidade, mas seu empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário