Pesquisa

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ascensão dos parques tecnológicos no país

        Os parques tecnológicos tem como objetivo promover pesquisa e inovação na área de tecnologia e estimular a colaboração entre instituições deradoras de conhecimento, iniciativa privada e poder público.
        O mais famoso desses pólos é o Vale do Silício, área em que abrange várias macro-empresas, start-ups, incubadoras e todos os elementos de um parque tecnológico de respeito.

        No Brasil, os empreendimentos nesses pólos são relativamente novos, mas ultimamente vem chamando atenção do governo por trazer vantagens tributárias e oferta de empregos qualificados, induzindo a vários benefícios econômicos.
        Um dos que mais se destacam no país e grande concorrente a ser o "Vale do Silício brasileiro" é o Porto Digital, em Recife, PE. Hoje oculpando um terreno de 100 hectares, possui masi de 200 empresas instaladas, dentre pequenas, médias e grandes, como a Microsoft e IBM. Além de prestar serviços especializados e estender projetos de pesquisas à universidade, contribue com 3% do PIB porém tem como objetivo aumentar esse número para 10%.

        Assim como o Porto Digital, há outros parques em grande crescimento como o Tecnopuc, em Porto Alegre, o Pólo Tecnológico de Campinas, em torno da Unicamp, e vários outros que estão sendo fortemente empreendidos.
       
        Com a ascensão dos pólos tecnológicos no país, esperamos a mudança na forma de empreender das empresas nacionais e na forma como as unversidades e seus alunos se relacionam tanto na área social como na empresarial, para assim, podermos competir internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário