Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O impacto da tecnologia na sociedade.

     Estamos submersos na era da tecnologia, o que é real se confunde com o virtual, sendo já uma realidade, a palavra “virtual” passou a ser comum nos nossos dias. Hoje duas pessoas separadas por milhares de quilômetros podem discutir questões em tempo real com a possibilidade de terem o “problema” frente a frente.

     A televisão, a Internet, os Smartphone e os computadores mudaram a vida em sociedade tal como em tempos passados a locomotiva a vapor. Mas enquanto a locomotiva unia duas cidades vizinhas por carris de ferro, as novas tecnologias da informação permitem contatos e trocas de informação por carris que não se vêem, com a possibilidade de contacto em tempo real e com imagens. O desenvolvimento econômico e a prosperidade dos países serão cada vez mais influenciados pelas inovações baseadas nas tecnologias fundamentais de suporte à sociedade da informação. Ao mesmo tempo estas tecnologias são a base da emergente economia digital estando a contribuir para a viabilização de novas formas de relacionamento econômico à escala global.

    O lado negativo de todo esse avanço tecnológico é que cada dia mais o trabalho humano foi sendo substituído ou regrado pela máquina. O trabalhador, que antes era um produtor, tornou-se operador de máquinas. O ritmo da vida e do seu trabalho deixou de ser determinado pelo ritmo da natureza e do corpo humano para acompanhar o da máquina. Como a produção devia ser cada vez mais rápida, o homem teve de ajustar sua vida a esse novo ritmo, trabalhando mais horas por dia a uma velocidade cada vez maior. Quem definia o ritmo do trabalho era a máquina, que, por sua vez, era controlada pelos empregados mais graduados da fábrica, e, acima destes, pelo patrão. O homem tornou-se seu grande inimigo, provocando situações desesperadoras de desemprego, pobreza e miséria. A tecnologia que futuramente será capaz de salvar muito mais vidas, também pode contribuir para que outras deixem de existir. Os cientistas realizam experiências com outros seres para revolucionarem a medicina. Da vida em forma de órgãos para pessoas doentes é um dos objetivos, mas para que isso de totalmente certo, várias pessoas serão sacrificadas para o futuro da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário