Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Parques Tecnologicos Brasil



Os parques tecnologicos se trata da junção de empresa e universidade em um único espaço, afim de criar produtos, ou gerenciar serviços, ambos voltado para tecnologia. No Brasil, as regiões Sul e Sudeste apresentam o maior numero de parques tecnologicos. Um dos fatores se dá pelo grande numero de pesquisa vindo da região, o estado de São Paulo detem cerca de 50% de documentação cientifica do Brasil. No Nordeste se destacam os parques de Sergipe, Paraiba, Rio Grande do Norte e o maior deles o Porto Digital de Pernambuco.

O Porto Digital foi lançado em 2000, hoje ja são mais de 6500 postos de trabalho e mais de 143 empresas. O parque se tornou um grande centro economico, em 2010 as empresas do Porto faturaram cerca de 1 bilhão de reais. Atuando principalmente nas atividades de inovação e tecnologia, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia. O Porto Digital foi escolhido para sediar, em 2013, a Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP).

Outro grande Parque tecnologico brasileiro, O Parque Tecnológico de São José dos Campos, considerado esse o parque mais avançado do Brasil. Possui uma area equivalente a 25 milhoes m² e 5(cinco) centros de Desenvolvimento tecnologico. São eles:

  • Centro de Inovação Tecnológica em Saúde - CITS 
  •  Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação e Multimídia - CDTIC 
  • Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Aeronáutica – CDTA 
  •  Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Energia – CDTE  
  • Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Recursos Hídricos e Águas – CDTASA 

Além de se tornar uma grande fonte de renda para o estado, e para o pais, os parques tecnologicos procuram produzir material em uma area que o Brasil ainda é muito pobre, a area de tecnologia. E claro, se tornou uma imenso gerador de trabalho para jovens estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário