Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013



Impacto da Tecnologia
   
 Com grandes inovações tecnológicas e a consequente automação, será o fim dos empregos?
 Para Peter Drucker, o trabalho é tão antigo quanto o homem.Se antes os nossos antepassados eram nômades vagavam a procura de alimentos gradativamente eles começaram a aprender a cultivar os seus alimentos e a domesticar os animais selvagens começa ai a força do trabalho. Na época do feudalismo não houve investimento ou estigma para as inovações já que não havia mobilidade social, mas com a decadência do feudalismo e o inicio do mercantilismo essa realidade mudou, um grande acontecimento para a época foi à invenção do arado. Hoje é considerado um simples instrumento, mas para a época essa nova tecnologia representou uma revolução no mundo do trabalho.
 Na idade Moderna as coisas começaram a mudar, com o advento das empresas familiares com suas produções artesanais, não havia a divisão social do trabalho a produção era toda centrada não havia divisões de tarefas ou especialização do trabalho. Mas com o advento da Revolução Industrial tudo mudou as pessoas não mais tinham utensílios para trabalhos artesanais, a única opção para a sobrevivência era disponibilizar o único utensílio que cada um tinha, a sua própria força de trabalho como moeda de troca força de trabalho igual a dinheiro. A Revolução industrial foi dividida em três períodos. Primeira e segunda Revolução houve a invenção de maquinas a vapor que auxiliavam o trabalho humano, a descoberta da eletricidade, transformação do ferro em aço invenção do automóvel e do avião... A partir da terceira revolução é que começo de fato a discutir o tema sobre o Impacto da Tecnologia ela surgiu logo após a segunda guerra e representou de fato um grande impacto na organização da sociedade, é a partir da terceira revolução que robôs começam a tomar o lugar do homem em atividades produtivas e a invenção do software que tornam as maquinas ou robôs mais inteligentes permitindo assim a mínima intervenção humana.  Um fato interessante que encontrei foi que logo no inicio do século      XIX, por exemplo, trabalhadores de uma indústria têxtil culparam o maquinário instalados pela situação de crise e miséria que enfrentavam a população. Liderados por um trabalhador chamado Ned Ludd o movimento luddita ou ludismo, começaram a quebrar e a incentivar a destruição das maquinas para solucionar os problemas sócias enfrentados pela grande massa da população.
Todos nos hoje sabemos que o sistema de produção de massa começou na indústria automobilística que seguia um verdadeiro padrão iniciado pela Estadunidense FORD que logo foi inovado e modernizado pela Toyota através do just in time a filosofia do senhor Toyoda era produzir mais com menos mão de obra. Como eu falei no inicio o trabalho artesanal havia o domínio do trabalho que era todo manual, já na produção em massa que começou depois da terceira revolução a uma especialização de funções exemplo um trabalhador só aperta o parafuso o outro coloca determinado fio ou circuito...Esse modo de produção já cortou milhões de postos de trabalhos em todo o mundo inclusive no Brasil e alteração nas condições de trabalho se antes havia fadigas físicas hoje o stress de trabalho traz ao trabalhador o stress mental ocasionado pelo ritmo acelerado do trabalho e modo de produção com uma maciça  onda de terceirização inclusive no Brasil do trabalho quanto do modo de produção como exemplo a foxconn uma empresa especializada em produção de equipamentos eletrônicos que recentemente começou a se estalar na região sudeste e norte do Brasil.Em um certo texto de um trabalhador que trabalhava na produção do tablete testando circuitos o repórter perguntou qual o produto que ele ajudava a construir na empresa, ele não soube responder, o repórter fez uma outra pergunta se ele já tinha visto ou usado um Tablete ele respondeu que so tinha ouvido falar, novamente o reporte falou “você ajuda a fabricar o tablete da Apple” resultado ele ficou bastante assustado com aquilo.A modernização industrial chegou tardiamente no Brasil só durante a primeira guerra mundial e hoje como tendência mundial é que diversas empresas multinacionais que buscam no Brasil a oportunidade de produzir mais barato do quer em seus países de origens. A modernização ao mesmo tempo que traz progresso traz muitos malefício como exemplo marcante foi a introdução de caixas eletrônicos que substitui milhares de bancários em todo  Brasil ou robos que realizam intervenções cirugicas sendo controlado por um médico que pode estar em um outro continente, mais recentemente câmeras de vigilância que substituem policiais, seguranças ou agentes de trânsitos. Não vejo perspectiva futura para o a não ser a substituição do homem pelas maquinas em suas atividades será o fim do trabalho ou apenas uma ficção? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário