Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Parques Tecnológicos no Brasil


Um parque tecnológico é formado por: universidades, laboratórios de pesquisa, empresas de alta tecnologia, prestadoras de serviços e incubadoras empresariais e tecnológicas. Neles, são exploradas diversas áreas do conhecimento, dependendo da vocação regional de onde está instalado: mecatrônica, tecnologia da informação, agribusiness, energias limpas, saúde, nanotecnologia, mídia e gerontologia, engenharia de software, biocombustíveis, dentre outras.
No Brasil, alguns parques são referências como Porto Digital, no Recife (PE), o Parque Tecnológico do Rio, no Rio de Janeiro (RJ), o Tecnopuc, em Porto Alegre (RS), o Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
O Porto Digital é resultado do ambiente de inovação que se consolidou em Pernambuco nas últimas décadas. Em uma região atrativa para inovação, instituições, empresas, universidades e governos fomentaram mudanças econômicas e sociais que estão gerando riqueza, emprego e renda. 
O Parque Tecnológico do Rio já é considerado o maior do país, comparável apenas ao arranjo formado em torno da Embraer e do Centro de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, no interior paulista. Até agora, 11 grandes companhias têm centros de pesquisa prontos no parque tecnológico carioca. O investimento privado no local soma 1 bilhão de reais. Com mais ocupantes, o objetivo é, até 2014, concentrar no parque 5 000 pesquisadores, dos quais 3 700 mestres e doutores — nenhum outro lugar do Brasil vai ter tantos cérebros trabalhando tão próximos entre si.
A maioria dos 90 parques tecnológicos que existem no Brasil ainda é pouco mais do que incubadoras e não conta com centros de pesquisa privados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário