Pesquisa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013



O fator Social do Vale do Silício
Filantropia? Bondade? Caridade? Será realmente que em pleno século XXI onde o principal objetivo de uma corporação empresarial seja a lucratividade, empresas foquem ou destinem parte de suas vergas para o desenvolvimento social e ambiental? Ora não sejamos ingênuos em acharmos que essas empresas que realizam investimentos não esperem nada em troca. Estou aqui com uma caixa de uma impressora HP em minha frente e nela está escrito “ECOHIGHLIG Economize energia em até 50% com a tecnologia instant-on” ou “mais qualidade nas impressões e mais economia em tintas” “contribuindo com a natureza”. Logicamente que a HP não esta preocupada quanto ao meio ambiente isso é apenas marketing ou algum incentivo fiscal por parte do Estado. tenho certeza que o desejo dela é que o meu minha tinta acabe logo ou que meu cartucho queime pra que eu possa comprar outro produto novo a chamada defasagem tecnologia programada.
Mesmo se tratando de uma grande referencia em questões de tecnologia de ponta o Vale do Silício onde agrupa diversas empresas que lucramBilhões de dólares como a Google, Intel, Apple, Ebay, Yahhoo, Adobe...Os investimentos nas aéreas sociais e ambientais estão a quem do quer deveria ser investido.Digamos que a tal sustentabilidade serve apenas como faixada publicitária de muitas empresas que insistem em passarem a opinião publica as suas responsabilidades sociais. Em uma breve pesquisa encontrei no portal do Uol descobri que Steve Jobs nunca ligou para questões sociais de nossa sociedade, que só agora a viúva de Jobs começa a investir na área educacional.
Vivemos um verdadeiro mundo de Utopia, à partir de minha pesquisa sobre o social do vale do Silício descobrir um assunto assustador que não se refere diretamente com o vale o silício. Grandes áreas em países subdesenvolvidos estão sendo ocupado por plantações de Ipês e Eucaliptos, pra quem não sabe principalmente o Eucalipto para os ambientalistas é considerado uma verdadeira praga que deixa o solo extremamente fraco e com o tepo a área que esta sendo cultivado o Eucalipto se torna improdutiva, mas o que tem a ver uma arvore com os fatores sociais do vale do silício? Bem a fibra extraída da arvore é matéria prima para confecções de tela de LCD,e essas telas são fabricadas destinadas a Apple, HP, Dell... Um outro fator agravante é que essas empresas são tão poderosas que grades áreas são compradas de pequenos agricultores tornando-se assim grandes áreas de monocultura. Deixa-se de cultivar alimentos para plantar arvores que destroem e contaminam o solo.  Uma grande contradição existe já que essas grandes empresas afiram que investem em sustentabilidade ambientais e sócias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário