Pesquisa

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Parques tecnológicos brasileiros


    Parque tecnológico é um aglomerado de empresas e instituições associadas com o proposito ligado à inovação tecnológica, que gera junto com seu desenvolvimento, benefícios econômicos para seus participantes e para as comunidades. Dentre as instituições, podem ser citadas universidades, centros de pesquisa, entre outros; já entre as empresas, normalmente são as que atuam na área e que já são consideradas referência, as chamadas empresas-âncoras. 
       A entrada de grandes empresas nos parques tecnológicos, normalmente é bem mais fácil, pois elas são uma espécie de chamariz para a região. Já as de micro e pequeno portes ingressam a partir de incubadoras. 
    No Brasil os principais parques tecnológicos são o Porto Digital(PE), Parque Tecnológico do Rio(RJ), Tecnopuc (RS), Sapiens Parque(SC), e o Parque Tecnológico de são José dos Campos(SP). Dentre estes ganha destaque o Porto Digital que é considerado o maior do Brasil, tendo 200 empresas instaladas, 6.500 profissionais e faturamento anual de R$ 1 bilhão.
      Apesar destes números parecerem grandes, ainda não chegam perto do nível dos investimentos no Vale do silício, onde o governo e empresas aplicam muito mais dinheiro, se comparado com o Brasil. Mesmo assim essas iniciativas são muito importantes para o desenvolvimento e para o crescimento da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário