Pesquisa

sábado, 16 de fevereiro de 2013

São Paulo, O vale do Silício brasileiro....


A cidade de São Paulo apareceu na lista das melhores cidades do mundo para lançar uma startup. O resultado foi anunciado pelo "Startup Ecosystem Report 2012", do Startup Genome Project.
A cidade de São Paulo é o 13º melhor ecossistema do mundo para startups, de uma lista encabeçada pelo Vale do Silício, na Califórnia.
A pesquisa avaliou fatores como a disponibilidade de capital, desempenho, talento, apoio e tendências. Apesar de ser um bom resultado, os empreendedores de São Paulo têm 59% menos chance, do que no Vale do Silício, de se tornarem empreendedores em série, o que não é um desastre diante do abismo tecnológico que existe entre BRA x EUA.
O Vale do Silício constitui um exemplo singular em todo o mundo. Situado no privilegiado estado Californiano, o Vale, como lhe chamam os locais, ocupa apenas cerca de 4 mil km2, ou seja, metade da região metropolitana de São Paulo e, no entanto, gera riqueza abundante para ajudar a posicionar a Califórnia, autonomamente, como a oitava maior economia do mundo.
Há cinco fatores que formam o  sucesso  do Vale do Silício:
Ensino de excelência
Tecnologias exponenciais
"Learn fast, fail faster"
Cultura do "Impossible is nothing"
Capital fluido. 
Sites como o kickstarter.com permitem facilmente angariar fundos para "startups" através da internet. Em 2012, o Vale do Silício captou cerca de 40% do capital de risco nos EUA.
O Vale do Silício continua a plantar as sementes que lhe permitirão liderar o mercado do empreendedorismo. A receita de sucesso está à vista de todo o mundo. São Paulo está no bom caminho. Como diria o comercial de uma conhecida marca de tênis: "Just do it!"
As principais dificuldades das startups em São Paulo são semelhantes às encontradas no Vale do Silício, como aquisição de clientes, construção do produto, financiamento e formação de equipe.
Os empreendedores em São Paulo, ainda na comparação com o Vale do Silício, tem 59% menos chances de se tornarem empreendedores em série. A média de idade é de 30.80 anos e 93% são homens.
O relatório teve como base dados de uma pesquisa da StartupCompass feita pela internet, além da realização de 50 entrevistas e estudos de caso com empreendedores, investidores e políticos de diferentes locais do mundo. Foram usadas fontes secundárias como CrunchBase, Angellist, Global Entrepreneurship Monitor (GEM), Numbeo, TechAccelerators e Seed-DB. As informações foram coletadas em setembro deste ano.
Fonte:
http://exame.abril.com.br/
http://brasileconomico.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário