Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Impacto da Tecnologia


Desde a Primeira Revolução Industrial constata-se a influência da máquina na garantia de trabalho do operário.
Com o passar dos anos, com novas tecnologias e com o impacto do capitalismo, onde o lucro, é a base de tudo, o trabalhador foi perdendo espaço e começou a ser gerado o desemprego.
Esse desemprego é um problema que aumenta vertiginosamente e traz consigo um aglomerado de problemas a sociedade. Por isso, um dos objetivos deste trabalho é questionar até que ponto, a tecnologia pode ser boa para a sociedade e ao trabalhador em especial. Não se pode negar os benefícios da tecnologia para a qualidade de vida e o progresso da humanidade, entretanto, também não se pode ingenuamente pensar que  tal fenômeno não apresenta efeitos indesejados e um alto custo social. Segundo Rifkin (2001, p.51) “a tecnologia seria o novo escravo, libertando a humanidade para brincar, desperdiçar tempo ou perseguir uma vocação maior”. Contudo tal expectativa não condiz com a realidade da maior parte da população mundial.
Num primeiro momento, foi mesmo uma realidade o fim de postos de trabalho devido ao impacto da tecnologia. Contudo, com a extrema capacidade de adaptação do ser humano e a crescente necessidade de mão-de-obra especializada para lidar com as criações advindas da nova tecnologia utilizada nos processos industriais. Desta forma, novas profissões surgiram para tomar o lugar das profissões que foram condenadas à morte pela tecnologia.
    Há tempos o desemprego deixou de ser um problema econômico para se tornar um dos mais urgentes e graves problemas políticos e sociais. A sociedade vive perplexa com o aumento crescente do desemprego e suas nefastas conseqüências. Ninguém tem mais tranqüilidade em seus empregos, tudo virou uma competição, não se tem certeza de mais nada. Assim, quem pode estar empregado hoje, amanhã pode não estar. As pessoas estão perdendo todos os seus direitos, pois muitas vezes tem que se submeter a empregos informais.  
É  inegável,  que ocorre  um  processo de  substituição  de mão-de-obra humana  por computadores, robôs e máquinas. A tecnologia trouxe vários benefícios para todos nós. O maior empecilho está no fato da associação tecnologia e capitalismo, pois com máquinas fazendo o trabalho do homem, o custo torna-se menor e conseqüentemente os lucros, o que é mais importante, aumentariam. Mas apesar da tecnologia ser uma causadora do problema do desemprego, não podemos achar que acabando com a tecnologia, tudo vai voltar ao “normal”.  O problema do desemprego não se resume a nisso. Nesse sentido torna-se necessário olhar para as conseqüências de uma pessoa desempregada na sociedade de hoje (miséria, indigência, violência, criminalidade..). Por isso, o desemprego virou uma séria problemática. Uma problemática que gera insatisfação, insegurança e atrapalha o desenvolvimento “humano e social” do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário