Pesquisa

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Heaven <==--.=*=|> Hell


    A influência do vale do silício é notável. Diversos brasileiros deixam o brasil em busca desse ambiente propenso para tecnologia, fama e principalmente dinheiro. Alguns saem do brasil busca de uma graduação mais digna (o que pode ser encontrado facilmente fora do brasil, claro que não se compara a educação oferecida aqui, com a dos países de 1º Mundo). E esses brasileiros acabam se aventuram no vale facilmente, como é o caso de Bel Pesce, a menina do vale. Sim, titulo promissor, mas merecedora por tais façanhas.
    Que o ambiente no vale do silício, é diferente todo mundo sabe. Investidores em cada esquina, erros vistos como uma maneira de aprendizagem e inovar tanto quanto respirar. Porém vale a pena resaltar o modelo de administração americana. Na qual é comparado com o Football (futebol americano), no qual a empresa é um time, e desde que cada um esteja desempenhando sua função bem, ela continua no cargo, porém facilmente os jogadores funcionários podem ser substituídos por outros melhores. Sem nenhum ressentimento. Assim como os funcionários são incentivados a desafiar o técnico o chefe, ele não tem razão sempre.
    Já no brasil, o que é que eu vou falar. “Essa família é muito unida e também muito ouriçada.” É o jeito brasileiro de administrar, no qual existe um superior que te protege e de ensina quando você erra e luta por melhores possições, mesmo que você seja muito incompetente e que se não fosse por esse defensor divino, o funcionário já estaria desempregado . Nem tudo é ruim, a capacidade extraordinária de armengar  fazer muito com pouco, contornar as situações difícil com sua fé inabalável de que dias melhores estão por vir, os tornar “chefes de responsa”.
    Apesar das diferenças culturais gritantes, é possível ter tanto sucesso em um empreendimento tanto no brasil quanto no vale do silício, há um tempo o governo brasileiro MUITO incompetente por sinal, resolveu investir um pouco em parques tecnológicos e em projetos notáveis de startups brasileiras. Como é um governo burro, aplica um pouco de dinheiro e quando percebeu que, o retorno era incrível passou do nada, a torrar dinheiro de forma estúpida, como a ideia de criar um escritório em São Francisco, próximo do núcleo do vale do silício onde o m² vale uma fortuna, simplesmente para facilitar a vigilância a ida de brasileiros até o vale do silício.
    Porto Digital (PE), o Parque Tecnológico do Rio (RJ), o Tecnopuc (RS), o Sapiens Parque (SC), e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). São exemplos de que, quando o governo da uma mãozinha para começar, e depois não interfere (porque pelo menos não atrapalha, governo incompetente só faz merda), a iniciativa privada toma conta, e coloca para funcionar. Quando existe dinheiro no meio, sem interesse de terceiros (CORRUPTOS fdps) o mercado se autorregula e os centros tecnológicos são capazes de dar frutos interessantes, assim como qualifica e valoriza profissionais. E com esse frutos mostrados para todo o mundo (principalmente o Porto Digital) investidores de riscos, já estão no brasil, e muitos outros já planejam sua participações prontos para aplicar suas fortunas. MALDITOS IMPOSTOS, minam a entrada de investidores!
    Mas é claro que existem aqueles, que preferem ir para o vale, para captar investimentos e mão de obra para seus projetos. O brasil não está preparado, e provavelmente nunca estará. A burocracia e impostos para abertura de novas empresas e contratação de funcionários ferra todo o sistema que flui perfeitamente no vale do silício, e por aqui só mesmo com muita boa vontade, sonegação e superação para algo dar certo.
Moral da historia, somente fora do brasil um projeto terá a capacidade de evoluir ao infinito e além! E de quebra não sobra impostos a serem usados para o bem comum da sociedade roubados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário