Pesquisa

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Empreendimento é conhecimento!


A fórmula para obter sucesso não mudou muito: empreendimento é veia e conhecimento.Para uns, o crescimento sustentável de um negócio ainda está na veia empreendedora do self-made man dos comerciantes e capitães da indústria. Para outros, a prosperidade de uma empresa é consequência da quantidade de conhecimento nela investido.
O Brasil tem excelentes exemplos de uns e de outros. Entretanto, o que se deve obrigatoriamente perceber é que toda experiência de sucesso prosperou tanto pela veia quanto pelo conhecimento. A veia é na verdade um fluxo acelerado de geração de conhecimento. E conhecimento nada mais é do que a renovação permanente do que flui nessa veia. Ao primeiro caso se chama fazer muito e ao segundo fazer melhor.
Dos idos coloniais com seus mascates portugueses, os ricos negociantes de ferragens e de secos e molhados (aquele que tinha o comércio na veia), até os dias da moderna tecnologia sustentável do etanol carburante e do “plástico verde”, o polietileno derivado da cana-de-açúcar, que detêm certificação mundial, os casos de sucesso se repetem e são muitos.
Todos os empresários de sucesso têm empreendedorismo na veia e isso decorre das milhares de horas de fazer muito e das alternativas de aprender praticando como fazer melhor. Alguns empreendedores de sucesso ganham dinheiro pela veia, pelo exercício obstinado do seu negócio. Outros ganham dinheiro pela oportunidade que tiveram de acumular conhecimento em excelentes escolas nacionais e internacionais de tecnologia, de gestão ou de liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário