Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Parque Tecnológicos Brasileiros

Um parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores geram benefícios económicos para seus participantes e para as comunidades, devido à colaboração entre seus participantes e as instituições parceiras.

Mais da metade dos parques tecnológicos existentes no mundo foi criada na década de 1990 até a virada do século. Somente recentemente as políticas que fortalecem e promovem a integração entre a ciência, os governos e a iniciativa privada foram realmente reestruturadas, fazendo com que parques tecnológicos passassem a ter grande importância no desenvolvimento dos países.

A experiência brasileira, se não é recente, é ainda pouco consolidada. Os esforços de vários grupos em diferentes regiões do país, iniciados em 1984 com a criação do Programa de Implantação de Parques Tecnológicos, deram origem aos primeiros projetos. A partir de 1987, com a realização do 1º workshop internacional, o assunto passou a ser tratado de forma mais estruturada; as propostas vêm sendo aprimoradas, mas ainda demandam articulações institucionais mais consistentes e duradouras e instrumentos financeiros mais adequados.

A entidade que trabalha nacionalmente com Parques e Incubadoras no Brasil chama-se Anprotec  e lá está melhor delineada a definição de parques tecnológicos

 Na minha pesquisa pude encontrar algo em comum entre os parques tecnológico como cooperação entre universidades e instituto de pesquisas, plano de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. E há particularidades também como a motivação para a criação no espaço fisico a exemplo do parque tecnológico de Itaipu que nasceu para o desenvolvimento e suprimento de tecnologia da região próxima a usina hidréletrica de Itaipu e  o parque de São José dos Campos que tem maioria de suas empresas voltada para tecnologia de ponta e aeronaves devido a indústria aeroespacial ao entorno da região e das escolas do ITA e outra da área. Posso citar também que no parque da Bahia é uma do mais atuantes no país quando se trata em pesquisas, pois a Bahia é o 6° estado que há mais pesquisas de diversos gêneros no país, cerca de 4.600 Pesquisas em andamento neste estado, sendo que cerca de 1.500 estão sendo desenvolvidas no parque tecnológico Baniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário