Pesquisa

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Impactos do avanço tecnológico na sociedade

A nível profissional, com a evolução tecnológica e devido ao atual modelo de sociedade, as empresas necessitaram de atualizar os seus sistemas informáticos e as máquinas que utilizam, seja qual for a sua área. Por sua vez, os trabalhadores que integram as empresas, têm a obrigatoriedade de uma formação adequada e, hoje em dia, o conhecimento básico de informática é imprescindível para concorrer a um novo trabalho. Com esta modernização acentuada, muitas empresas aumentaram lucros e muitos trabalhadores perderam o emprego. É o caso das novas portagens das auto-estradas com máquinas automáticas que substituem funcionários. Para além do desemprego crescente nos profissionais dessa área, perde-se o contacto humano entre o condutor e o portageiro, que era essencial inclusivamente na resolução de eventuais problemas. Por outro lado, há inúmeras profissões que se viram beneficiadas com a evolução da sociedade e das novas tecnologias. Basta dizer que é possível reunir os sócios de uma empresa por vídeo-conferência, esteja um em Tokyo e outro em Nova Iorque. 

Algumas pessoas afirmam que a tecnologia colabora com toda a humanidade, afinal o desenvolvimento e a pesquisa contribuem para evolução da raça humana. Em tempos passados, com o surgimento de algo novo, milhares de trabalhadores perderam seus empregos, vítimas da tecnologia. Tudo que o homem cria tem várias finalidades, as boas para aqueles que acreditam num futuro sem violência , e as piores para os outros que querem ser os donos do mundo. A fase das guerrilhas, onde armas cada vez mais perigosas afugentavam e destruíam milhares de vidas marcaram a vida de todos. No presente, a tecnologia bélica continua sendo desenvolvida, mas o foco maior não é em como destruir vidas e sim como criá-las cada vez mais perfeitas. A sociedade se debate com algumas pessoas, que aliadas a mais inovadora tecnologia querem criar algo antes feito somente por Deus.

O homem tornou-se seu grande inimigo, provocando situações desesperadoras de desemprego, pobreza e miséria. A tecnologia que futuramente será capaz de salvar muito mais vidas, também pode contribuir para que outras deixem de existir. Os cientistas realizam experiências com outros seres para revolucionarem a medicina. Da vida em forma de órgãos para pessoas doentes é um dos objetivos, mas para que isso de totalmente certo, várias pessoas serão sacrificadas para o futuro da humanidade. Com toda essa tecnologia não podemos ser egoístas e deixar de tentar fazer algo para que no futuro próximo várias pessoas deixem de morrer, mas o ser humano tem que ter consciência de tudo que foi oferecido a eles tem um motivo, e perceber que nem toda tecnologia beneficia a sociedade, mas simples coisas podem mudar essa sociedade como por exemplo, melhores condições de vida para aqueles que não tem nem onde morar.

Ciência e tecnologia não são ética ou politicamente neutras, cientistas e tecnólogos não podem despir-se de suas posições sociais e de seus valores. Em cada estágio da evolução social, as tecnologias utilizadas refletem as contradições e os conflitos entre o poder econômico e sua tendência à concentração de riquezas, poder e acesso à informação e as aspirações de participação democrática, autonomia cultural e autogestão.Por isso, a sociedade civil tem o dever e o direito de exercer o controle sobre as inovações tecnológicas que não podem ficar a critério único de cientistas, tecnocratas, políticos e empresários. Impõe-se uma avaliação prospectiva baseada no princípio da precaução e que contemple, além dos aspectos técnicos e financeiros, a necessidade inadiável de superar a situação de desigualdade e o processo de deterioração do meio ambiente.


Fonte: 
http://pt.shvoong.com/humanities/1759124-impacto-da-alta-tecnologia-para/
http://blogocomentador.blogspot.com.br/2012/05/sociedade-em-rede-e-impacto-das-novas.html
http://www.espacoacademico.com.br/048/48rattner.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário