Pesquisa

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Bolha da Internet

As Bolhas da Internet se deram início na década de 90, caracterizada por uma forte alta das ações de novas empresas de tecnologia de informação e comunicação baseadas na internet. Elas também eram chamadas de empresas "ponto com" devido ao prefixo ".com" no endereço delas. O simples fato de se adicionar ".com" no sufixo do seu endereço já aumentaria o valor de suas ações, o mesmo acontecia do caso de usar "e-" no prefixo, esse era chamado de "prefixo do investimento".
Tudo começou com os capitalistas de risco vendo um alto crescimento de cotações da empresas ponto com e decidiram se arriscar mais nelas visando um retorno inimaginável. As empresas visando lucro decidiram inicialmente fornecer seus serviços e produtos de graça para depois cobrarem por eles,  que não deu certo e lhes causou muitas perdas, isso fez elas confiarem no capital de risco, isso as levou ao declínio iminente com o aumento de taxas de juros, a venda maciça de dolares para o "grande termômetro", seus gastos acelerados na preparação para a transição para o Y2K, os maus resultados de varejistas na internet, etc.
No auge das bolhas ponto com, a bolsa americana Nasdaq chegou a alcançar mais de 5000 pontos, mas a partir daí, iniciou uma queda brusca por volta do ano 2000 e já em 2001 muitas dessas empresas já estavão desesperadas com vendas, redução, fusão, etc. A maioria delas quebraram e sumiram.
O Vale do Silício é geralmente considerado o centro das bolhas ponto com, mas mesmo após a queda das bolhas ponto com, o vale do silício se manteve como um dos top de pesquisa e centros de desenvolvimento do mundo.

Referências:

*(2008-03-19) "Land of milk and start-ups"
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_da_Internet

Um comentário:

  1. Eu considero que o Vale do Silício seja hoje um potencial hospedeiro para um nova "bolha". Já que está havendo várias fusões entre empresas, muita especulação e alto investimento nas chamadas "start-ups", sem contar o demasiado gasto por parte dos jovens donos das empresar que tiveram retorno financeiro muito rápido.
    Tomara que isso não aconteça, mas acho que há um grande potencial para que isso ocorra!

    ResponderExcluir