Pesquisa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Park

Para entender o que é um parque tecnologico, vou definir com a ajuda da wikipedia.
" Parque tecnológico compreende uma área física delimitada, convenientemente urbanizada, destinada às empresas intensivas em tecnologia que se estabelecem próximas às universidades com o objetivo de aproveitarem a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e seus laboratórios”. (Solleiro, 1993)

É uma organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar o bem estar da comunidade em que se insere, através da promoção da cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas”. (IASP- International Association of Science Parks [1])"

Esse parques são locais muito interessantes para desonvolvimento de novas tecnologias. É uma pena não ser tão comum sua existencia, fazendo com que algumas cidades tenham parques famosos nacional e internacionalmente, já outras universidades mal possuem uma estrutura para aulas normais do curso de computação. Bem que as grandres multinacionais que tanto investem nos parques brasilleiros poderiam injetar um pouco de dinheiro (troco de bala) na estrutura de outras universidades mais desfavorecidas. Mesmo que não gerem novas tecnologias, olhando por outro lado, eles estão planejando o bem estar de um futuro funcionário em potêncial. Já que diversas empresas grastam milhões com regalias de funcionários atuais, por que não investir em futuros profissionais?

Alguns exemplos de parques no Brasil (wikipédia):
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá em duas atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são (i) software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e (ii) economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia.

O PD possui uma característica singular que o diferencia da maioria dos demais parques tecnológicos: a sua territorialidade. O PD é um parque urbano, instalado no bairro histórico do Recife Antigo e no bairro de Santo Amaro. Ocupa uma área de 149 hectares, que vem sendo requalificada a partir da instalação e consolidação de novos empreendimentos. Cerca de 50.000 m2 de edificações na área histórica já foram restaurados e hoje servem ao desenvolvimento de atividades produtivas.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos é um empreendimento para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. Faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, sendo o primeiro a receber o status definitivo no sistema, e é um dos parques tecnológicos mais avançados do Brasil.[1]

O parque está instalado em Eugênio de Melo, distrito da zona leste de São José dos Campos, possui centros de desenvolvimento tecnológicos nas áreas de energia aeronáutica, saúde, e recursos hídricos e saneamento ambiental;[2] e possui um centro empresarial com empresas atuantes nos setores de tecnologia da informação e comunicação, instrumentação eletrônica, geoprocessamento, aeronáutica, e biomedicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário