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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A bolha da internet


     Cobriu aproximadamente o período de 1995-2000. O clímax registrou-se em 10 de março de 2000, quando o índice Nasdaq chegou a 5.132,52 pontos. 
     Ao longo de cinco anos, as bolsas de valores de países industrializados viram a ascensão rápida do preço das ações das empresas de comércio eletrônico e áreas afins. Apesar de a última fase ter sido uma catástrofe, o boom Internet às vezes é utilizado para se referir ao constante crescimento da Internet comercial (exemplificada pela primeira versão do navegador Mosaic, em 1993), ao longo da década de 1990.
     O período foi marcado pela criação - e, em muitos casos, fracasso - de novas empresas baseadas na Internet, geralmente designadas como "ponto com". As empresas perceberam que os preços de suas ações disparariam se simplesmente fosse adicionado ao seu nome o prefixo "e-", que um autor denominou “prefixo do investimento”, ou o sufixo .com.
     A combinação do rápido aumento dos preços das ações, confiança de mercado que as empresas depositaram em lucros futuros, a especulação em ações individuais, e a ampla disponibilidade de capital de risco, criou um ambiente em que muitos investidores tornaram-se dispostos a ignorar as métricas tradicionais, como o P / E ratio (unidade de medida de preço) em favor da confiança nos avanços tecnológicos.
     Historicamente o boom "ponto com" pode ser visto similarmente a uma série de outros “booms” tecnológicos do passado, incluindo as ferrovias em 1840, o setor automotivo e o rádio nos anos 1920 e os eletrônicos em 1950.
     Uma possível causa para o colapso da Nasdaq, e todas as "ponto com" que vieram a desabar, foi a ordem de venda maciça de dólares para os “grandes termômetros” da mais alta tecnologia (Cisco, IBM, Dell, etc), devendo ser processadas, simultaneamente, na manhã seguinte em 10 de março, no fim de semana. A venda resultou na NASDAQ abrindo cerca de quatro pontos percentuais, na segunda-feira 13 março, de 5,038 a 4,879 - o maior percentual de 'pré-mercado" para o ano inteiro.
     As vendas iniciais maciças dos lotes, processadas na segunda-feira, 13 de março, desencadearam uma reação de venda, que se auto alimentou por investidores, fundos e instituições liquidadas. Em apenas seis dias, o Nasdaq havia perdido quase nove por cento, caindo de cerca de 5.050 em 10 de março para 4580 em 15 de março. As ações da Cisco, por exemplo, que chegaram a ser as mais valorizadas do mundo, tiveram seu preço reduzido em 2/3.
     Outros motivos podem ter sido os gastos acelerados das empresas na preparação para a transição para o Y2K. Passado o Ano Novo sem incidentes, as empresas viram-se com todos os equipamentos de que necessitavam durante algum tempo, e os gastos das empresas declinaram-se rapidamente. Isto se aproximou bastante à situação dos mercados de ações dos U.S, quando chegaram ao pico. O índice Dow Jones atingiu o ápice, em 14 de janeiro de 2000, (encerrado em 11.722,98, com um pico intra-dia de 11.750,28,] e o S & P 500, mais alto, em 24 de março de 2000 (encerrado em 1.527,46, com um pico intra-dia da 1.553,11), quando, ainda mais acirradamente, o britânico FTSE 100 Index atingiu um máximo de 6,950.60, no último dia de negociação, em 1999 (30 de dezembro). Houve congelamento de contratações, demissões, e consolidações seguidas, em várias indústrias, do setor "ponto com".
    O estouro da bolha ainda pode ter sido relacionado com os maus resultados de varejistas da Internet, após a temporada de Natal de 1999. Esta foi a primeira evidência inequívoca e pública de que a crença no "Get Rich Quick" ("Fique rico depressa") se mostrara falsa para a maioria das empresas. Estes resultados foram divulgados em março, quando os relatórios anuais e trimestrais das empresas públicas foram liberados. Algumas das grandes empresas de comércio ignoraram totalmente os preceitos básicos de economia, presumindo que, graças à Internet - a qual teria originado uma "Nova Economia" - qualquer coisa poderia ser vendida online. Exemplo clássico dessa abordagem foram as empresas que tentaram usar um modelo de cortador de biscoitos para espalhar suas marcas no mapa global. Muitas delas simplesmente ignoraram as regras básicas de diligência em relação ao mercado-alvo e potenciais clientes no que diz respeito ao mercado e às necessidades locais. Se uma ideia fosse bem sucedida nos E.U.A., supunha-se que pudesse ser também em outras partes do mundo, o que acabou não acontecendo.
Em 2001, a bolha murchou rapidamente. A maioria das "ponto com" cessou sua atividade, após queimar seu 


Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_da_Internet
http://www.natanaeloliveira.com.br/a-bolha-da-internet/
http://www.brasilescola.com/informatica/bolha-dos-anos-2000.htm

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