Pesquisa

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Brasil e Vale do Silício, uma relação promissora.

É possível afirmar que de grão em grão o Brasil está conquistando seu espaço no Vale do Silício. As maiores inovações tecnológicas do momentos como  Instagram, Android e Kinect foram criadas por brasileiros que através da criatividade e da capacidade de improvisação, desbancaram os sistemáticos japoneses e os super dotados americanos.
A primeira empresa brasileira de tecnologia a se estabelecer no Vale do Silício foi a Cyclades, que ganhou destaque no cenário mundial com o desenvolvimento de um aparelho chamado Terminal Server (TS), capaz de monitorar a saúde das máquinas que armazenam e processam informações dentro das empresas.
Em um futuro não muito distante os empreendedores brasileiros que estiverem interessados em criar start ups no vale do Silício poderão contar com uma ajudinha extra do governo brasileiro, que até o fim do ano passado planejava abrir um escritório na região do vale. O governo prometeu destinar as empresas brasileiras de software e de serviços de TI , quatrocentos e oitenta e seis milhões de reais até o ano de 2015. Ao fazer todo esse investimento o ministério da ciência, tecnologia e inovação pretende estabelecer uma ponte comercial e de negócios entre o Brasil e as regiões, onde há uma grande concentração de empresas de tecnologia.
Apesar de exportar muita mão de obra para o vale, o Brasil atualmente está atraindo não só os brasileiros, como também estrangeiros que estão passando a enxergar o nosso país com outros olhos.
Atualmente no Brasil,cinco parques tecnológicos disputam o título de  "vale do silício" brasileiro, são eles: o Porto Digital, em Recife; o parque tecnológico do Rio, no Rio de Janeiro; o Tecnopuc em Porto Alegre; o Sapiens Parque em Florianópolis e o Parque tecnológico de São José dos Campos em São Paulo.
Embora estejam localizados em diferentes regiões brasileiras, esses parques tecnológicos apresentam algumas características em comum, como por exemplo: todos eles estão próximos as instituições de ensino de ótima qualidade, abrigam um grande número de incubadoras, laboratórios e centros de pesquisas e por fim são o destino predileto de grandes empresas que estão em busca de novos funcionários.
O Porto Digital localizado em Recife é o que mais se destaca dentre os parques tecnológicos brasileiros, com um faturamento anual de 1 bilhão de reias, com mais de 200 empresas instaladas, gerando cerca de 6500 postos de trabalho.
Mesmo tendo representado um grande avanço apara o Brasil, os parques tecnológicos ainda estão longe de ser uma grande referência em tecnologia como o vale do Silício, capaz de atrair altos investimentos. Diante disso é necessário que o governo continue insvestindo cada vez mais em projetos que estimulem o desenvolvimento tecnológico, o que consequentemente poderá ser bastante benéfico para o crescimento do país como um todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário