Além de movimentar milhões de dólares com os grandes investimentos em tecnologia e startups, o Vale do Silício também tem um lado social muito importante.
Podemos destacar as empresas que fazem doações para instituições finantrópicas. Recentemente vimos que o criador do facebook também deu a sua contribuição como podemos ver em [1]:
" Ao lado do fundador do
Facebook, executivos do Vale do Silício, nos EUA, entregaram quase 1,5
bilhão de dólares para instituições de caridade em 2012"
Mark Zuckerberg - Imagem retirada da referência 1 |
A viúva do co-fundador da Apple Steve Jobs [2], também passou a investir em instituições educacionais após a morte do marido, que em vida não tratou com muita frequencia de assuntos ligados a filantropia.
Apesar do lado "bondoso" de todas essas doações, também existem outros fatores envolvidos nessa questão. Com o passar do tempo, as empresas perceberam que esses "investimentos" não poderiam ser aleatórios, e que elas poderiam ter bons retornos com essas doações. Um tipo de retorno seria a boa reputação da empresa perante a sociedade. Um exemplo disso seriam as empresas que investem em projetos ambientais. Elas fazem investimentos e deixam bem claro que estão investindo no meio ambiente [3].
Referências:
[1] http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/zuckerberg-lidera-lista-de-filantropia-em-2012
[2] www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1310201112.htm
[3] http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=618&language=portuguese
Nenhum comentário:
Postar um comentário