sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Fator Social e Vale do silício
Ao debater o assunto que envolve o Vale do Sílico e fator social fica claro que há empresas que contribuem verdadeiramente com a sociedade e o meio ambiente e outras que usam esse título de "Empresa Verde" como faixada para a obtenção de lucro e descontos de impostos.
Há empresas que fazem auto-promoção de seus produtos serem econômicos ou auto sustentavel como o exemplo da Intel. Esta empresa ao mesmo tempo que divulga seus produtos "economicamente correto", se podemos assim dizer, ela cria a espectativa na mente de seus clientes e futuro clientes que ao comprar seus produtos eles estão contribuindo para a cultivação da natureza. Possa ser que seja verdade, por outro lado eles visam mais obter lucros em cima do "selo de economia" adquirindo descontos em impostos e dando mais visibilidade a seus suprimentos, uma vez que a palavra de ordem do seculo XXI é Sustentabilidade.
Percebe-se também que as universidades ao redor do Vale recebem doações de seus ex-alunos, é tipo um código de ética, funciona assim: Se o aluno for bem sucedido em sua carreira profissional ele, como sinal de gratidão, deve contribuir de alguma forma para ajudar outros alunos a almejar o sucesso.
Na minha concepção as maiores contribuições sociais que o surgimento do Vale do Sílico causou foram a Inovação tecnológica com a geração de ferramenta para a difusão da internet, tornando-a um dos meios de comunicação mais utilizado no mundo, também contribuiu para a geração de renda, riquezas (para a região) e mudanças na sociedade ao seu redor. Em contra-partida contribuiu também para a obsolescência programada de muitos aparelhos eletrônicos e consequentemente para o acumulo de "Lixo Eletrônico".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário