Antes de se tornar uma universidade o local era uma fazenda que pertencia a família Stanford com área igual a 80 km². Leland Stanford ex-governador e ex-senador da Califórnia e sua esposa tiveram um filho chamado Leland Stanford Junior que morreu de febre tifóide em 1884, quando a família estava viajando para a Itália.
Abalados com a morte do seu filho o casal decidiu que as crianças da Califórnia também seriam suas crianças e começaram a procurar uma maneira do seu filho ser lembrado. Então eles consideraram várias possibilidades como criar um museu, uma universidade ou uma escola técnica com o nome de seus filho. Optando mais tarde por criar uma universidade e um museu.
Desde o início a universidade foi radical foi a primeira universidade a permitir mulheres, negros e estrangeiros. E houveram boatos na época que naquela universidade não haveriam muitos alunos, porém não foi o caso.
Com a morte de Leland Stanford em 1893 a universidade começou a ter problemas financeiros e jurídicos, Jane conseguiu estabilizar a situação inclusive vendendo parte de seu património para assegurar o funcionamento da universidade.
Um ano após a morte de Jane em 1905, houve um terremoto que destruiu alguns edifícios e matou duas pessoas no campus. Mais tarde a universidade abriu cursos de medicina, negócios, engenharia, educação e direito.
Em 1928 um graduado de Stanford Hebert Hoover foi eleito presidente dos Estados Unidos.
Em 1934, ex-alunos da universidade se juntaram para formar o "Stanford Associates" que foi uma organização para arrecadar dinheiro para a universidade e garantir o desenvolvimento de seus programas e instalações. A partir de então, os alunos de Stanford iriam desempenhar um papel fundamental na manutenção e melhoria da universidade.
Em 1939, com o incentivo de seu professor Frederick Terman, os alunos William Hewlett e David Packard fizeram uma empresa em sua garagem, essa garagem que mais tarde seria apelidada do "Berço do Vale do Silício". Frederick Terman sempre incentivou seus alunos a acreditarem seus projetos e formarem eles mesmo suas próprias empresas, mais tarde Terman se tornou reitor da universidade.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário