Pesquisa

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bolha das empresas ponto com



A formação da bolha ou o supercrescimento das empresas “ponto com”, se deu a corrida dos empreendedores em investimento maciço em empresas de comercio eletrônico. A febre era tanta que empresas tinham um recorde de aumento nas cotações de ações de empresas “ponto com”. As baixas taxas de juros em 1998-1999 ajudaram a aumentar os montantes de capital de arranque.
O Vale do Silício também estava presente na formação da bolha da internet, como ficou conhecido na época, como era uma região de investimento em pesquisas voltadas na área da tecnologia, empresas como Google tiveram grandes empurrões em questão de investimento e que mesmo após essa “tempestade de dinheiro” soube se manter em pé, ao contrário de muitas empresas que não tiveram a mesma ideia.
O lema “get big fast”, era uma estratégia utilizada pelas empresas que consistia em oferecer os seus serviços ou produtos finais, gratuitamente, com a expectativa de que eles pudessem criar uma conscientização de marca bastante rentável, cobrando taxas pelos seus serviços mais tarde.
Em seu ápice da especulação, o índice da bolsa eletrônica de Nova York, a Nasdaq, chegou a alcançar mais de 5000 pontos em 10 de março de 2000 e com o tempo foi caindo devido ao seu supercrescimento, muitas empresas possuíam o seu valor maior do que elas próprias valiam. E no inicio de 2001 muitas delas já se encontram em estado de falência, venda, redução ou em fusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário