Pesquisa

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A filantropia por trás do Vale do Silício

O Vale do Silício engloba várias empresas de alta tecnologia voltadas principalmente para a internet ou computadores(hardware e software). Dessas empresas, faz parte do marketing, querendo ou não, dizer que ela trabalha com desenvolvimento sustentável e fazem investimentos e pesquisas em fontes de energia alternativa como placas de energia solar, carros elétricos e tentam desenvolver produtos mais baratos ou mais econômicos. Temos como exemplo o empreendedor digital Elon Musk, que criou a Tesla para colocar os carros elétricos novamente no jogo. Tesla Roadster mostrou que era possível ter um carro esportivo sem jogar um grama de fumaça no ar. E ainda com uma performance melhor do que as baterias de chumbo-ácido ou níquel metal hidruro, que rodavam meros 60 quilômetros e demoravam de 8 a 10 horas para serem recarregadas.

 Tudo isso não é apenas vantajoso para o consumidor como para a empresa, que irá sair como a ecologicamente correta e ganhará mais compradores por esse motivo e também pela nova tecnologia. Mas é difícil descobrir qual empresa está pensando no aspecto social apenas. A inovação no universo da tecnologia vai além da criação de novas ferramentas ou dispositivos que podem mudar a vida dos usuários. Ajudar o próximo está na lista de tarefas dos principais executivos do mundo eletrônico, que não esperam a aposentadoria para doar parte de suas fortunas.
 
No Vale do Silício, região da Califórnia onde estão as sedes de empresas como Google e Facebook, a filantropia permite fazer uma lista anual com os principais doadores. Segundo um levantamento do Equilar, empresa especializada em estudar como os executivos recompensam a sociedade pelo seu sucesso, Mark Zuckerberg está no topo dos maiores benfeitores de 2012. O fundador do Facebook doou quase 500 milhões de dólares em ações da empresa.

A segunda posição ficou com Pierre Omidyar, do e-Bay, que endereçou pouco mais de 441 milhões de dólares para instituições de caridade. A seguir aparecem Sergey Brin e Larry Page, criadores do Google. Eles doaram 223 milhões e 186 milhões de dólares, respectivamente. Os 10 principais doadores do Vale do Silício contribuíram com quase 1,5 bilhão de dólares no ano passado. As doações são realizadas em ações das companhias e o valor foi calculado com base no preço de negociação da bolsa de valores. A maior parte do dinheiro vai para projetos de educação, meio ambiente e defesa dos animais.

Fontes: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/empreendedor-digital-elon-musk-carros-eletricos-vale-silicio-678586.shtml
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/zuckerberg-lidera-lista-de-filantropia-em-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário