Pesquisa

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A filantropia no Vale do Silício.

          O Vale do Silício é o polo tecnológico mais famoso do mundo e berço de grandes empresas, principalmente do ramo computacional. Lá estão situadas as maiores e mais ricas empresas do segmento, mas como todo lugar, também há problemas sociais e pessoas/instituições dedicadas a combatê-los.

          No final do ano passado, Mark Zuckerberg, diretor do Facebook, se comprometeu a doar aproximadamente 400 milhões de dólares em ações da sua empresa à Silicon Valley Community Foundation para ser aplicado em ações voltadas à saúde e educação. Esta fundação atua na região do Vale fazendo um levantamento dos problemas, criando estratégias de solução e angariando fundos dos doadores e empresas parceiras da fundação. O doador pode, inclusive, apontar em qual problema quer que a sua doação seja empregada, como fez Zuckerberg.

          Uma outra característica fortemente presente e incentivada no Vale do Silício é a inovação, e neste ramo da caridade não deixa de ser diferente. Alguns membros da alta sociedade da região estão aplicando os seus conhecimentos em negócios para criar estratégias diferentes nos problemas da comunidade. Um exemplo dessa abordagem diferente foi criada por Thomas Siebel, diretor da Siebel Softwares, que dedicou uma parte da sua Fundação a pesquisas sobre abuso de drogas focada no consumidor, usando uma abordagem diferente das naturalmente aplicadas. Depois de levantados e analisados os dados, a empresa divulga os resultados através de pôsteres por toda a comunidade, na tentativa de alcançar o máximo possível de pessoas. A campanha foi citada pela Casa Branca como um dos programas antidrogas mais criativos e poderosos do mundo.

          A região do Vale do Silício continua atraindo e sendo berço de diversas empresas bem sucedidas. Seja surgindo de garagens ou projetos de faculdade, seja na mudança para o Vale, as empresas devem muito àquela localidade, e não há porque negar um esforço ou doação para a melhoria da comunidade que ali vive.



Fontes consultadas:
- Charity 2.0? Silicon Valley reinvents philanthropy. Disponível em <http://www.csmonitor.com/Business/Guide-to-Giving/2011/1120/Charity-2.0-Silicon-Valley-reinvents-philanthropy>;
- About Us | Silicon Valley Community Foundation. Disponível em <http://www.siliconvalleycf.org/content/about-us>
- Zuckerberg Plans Large Gift to Charity. Disponível em <http://www.nytimes.com/2012/12/19/technology/zuckerberg-gives-nearly-500-million-to-silicon-valley-community-foundation.html?_r=0>

Nenhum comentário:

Postar um comentário