Em meio a toda a evolução da internet e as formas
de comunicação através das redes sociais, as empresas chamadas na época de
“ponto com” também passavam por um momento de uma considerável crescente, as
ações estavam em alta e o mercado eletrônico aquecido, durante o período de
1995 ao ano 2000 muitas empresas mantinha bons faturamentos e muitas outras
decidiram também investir em negócios online.Em meados de 10 de março do ano
2000 a economia passou a perder velocidade e durante todo o ano a queda nas
ações foi constante, até que em 2001 várias empresas já estavam em processo de
venda ou fusão.A bolha da internet gerou certa desconfiança com os
investimentos na internet, e as conseqüências dessa crise duraram vários anos,
diminuindo consideravelmente o investimento na internet.
Embora o estouro da "bolha" tenha abalado
o mercado da internet, grandes empresas, como Google e Yahoo, sobreviveram.
Além disso, as organizações que resistiram a tal período souberam tirar
proveito da situação, e com os recursos que arrecadaram nos momentos pré-bolha,
mesmo diminuídos após a fase crítica, criaram produtos e serviços eficientes a
ponto de as colocarem em posições de liderança.
Hoje vivemos um novo momento da alta da internet e
o mercado eletrônico, alguns especialistas acreditam na possibilidade de uma
nova bolha. O fato é que o planejamento que não aconteceu no ano 2000 é
extremamente necessário em nossa realidade para qualquer investimento na
internet. Assim como a bolha influenciou negativamente os investimentos na
internet por muito tempo, uma nova crise atrapalharia bastante os negócios
online. Fica a recordação de maus tempos vividos pela internet, para que agora
as empresas possam investir com consciência e muito
planejamento.
fonte :
<http://www.brasilescola.com/informatica/bolha-dos-anos-2000.htm>
Nenhum comentário:
Postar um comentário