Pesquisa

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Bolha das empresas dotcom




A bolha ocorreu aproximadamente entre os anos de 1995 e 2000, tendo chegando ao fim exatamente no dia 10 de março de 2000, quando o índice Nadasq chegou a 5.132,52 pontos. O comércio eletrônico, o qual não parava de crescer com investidores de todas as áreas, sendo a maioria despreparada na área tecnológica, e grandes empresas que cresciam junto com a valorização do e-commerce, simplesmente deixam de existir.
O inicio, graças a alguns fatores como o surgimento e sucesso da Google, taxas de juros baixas, entre outros, resultaram em grandes investimentos arriscados nas empresas ponto com. Investimentos que valorizam cada vez mais as ações que em alguns casos chegaram a valores absurdos e que não representava um valor aproximado do real valor devido a dificuldade de avaliação destas empresas que não era nada além de página web.
Até 1994, 1995, este novo modelo de comércio não era muito conhecido. Com o surgimento de empresas com lucros bem significativos em algo de certa forma abstrata, foi caracterizando as empresas dotcom como um investimento de bastante lucro.
Por volta de 1999 começou, de fato, a migração das empresas para o âmbito virtual. Na época, as pessoas acreditavam que o fato de uma empresa ter um website, além de significar status e criar uma imagem mais moderna da mesma, era um passo revolucionário para o novo milênio. Assim, empresas, ONGs e outros tipos de organizações passaram a ter seus próprios espaços na grande rede. 
Outros setores passaram a investir recursos no desenvolvimento de softwares, ferramentas e websites na internet. A questão do e-comerce trazia a imagem de lucros enormes mais prática e rápida. Um dos maiores símbolos desta febre foi a criação da Nasdaq, uma nova bolsa de valores voltada exclusivamente para a área de tecnologia. Surgiram grandes corporações, como no caso da reunião da America On Line (AOL) e Time-Warner, uma óbvia consequência do momento. Com tudo isso, os preços das ações das empresas “pontocom” explodiram positivamente.
Ao longo de 1999 e início de 2000, as taxas de juros aumentaram em seis vezes, e a economia começou a perder velocidade. O estouro da bolha das "ponto com", deu-se em 10 de março de 2000, quando o índice de tecnologia pesada Nadasq Composite chegou a 5,048.62, mais que o dobro do seu valor em apenas um ano. O índice Nasdaq caiu um pouco, depois disso, o que foi atribuído à correção pela maioria dos analistas de mercado, à inversão real do mercado e, posteriormente, aos resultados adversos nos Estados Unidos, como, por exemplo, o caso da Microsoft que estava sendo ouvida pelo tribunal federal. A decisão, que a declarou monopólio, era amplamente esperada, já nas próximas semanas antes de seu lançamento em 3 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário