Pesquisa

sábado, 2 de fevereiro de 2013

A Bolha da Internet

A popularização da internet levou à criação da chamada Bolha da Internet ou Bolha dos anos 2000. "Uma bolha especulativa forma-se num mercado quando a única coisa que sustenta a progressão do mercado é a entrada de novos participantes, num esquema em pirâmide natural." [1]. Isso significa que certamente em algum momento vai haver uma ruptura, visto que não há como comportar a quantidade de gente querendo entrar no negócio. Foi exatamente assim com a Internet.

"A estimativa é que a bolha tenha evaporado com US$ 5 trilhões em investimentos."[2]. Tal soma extraordinária pode ser compreendida se olharmos como se formou a bolha e como a falta de controle levou à sua explosão. Nos anos 1990, a popularização da internet levou à criação de várias empresas denominadas pontocom (eram empresas cujos sites terminavam em ".com"). Diversas empresas queriam apenas estar na internet, não se preocupando com quão absurda seria a ideia fundamental para isso. Pior que isso foi a quantidade de dinheiro investida por empresários e investidores que queriam ganhar dinheiro por qualquer que fosse a proposta. Empresas entraram no ramo de vendas online, tanto de móveis e estofados (como a furniture.com) como alimentos (webvan). Num território ainda desconhecido, poucos se aventuravam a comprar tais produtos. O precário retorno obtido por essas empresas gerou um rombo de cerca de 500 milhóes dólares. [3]

Toneladas de dinheiro foram gastas em vão. O principal exemplo é a compra da Time Warner pela AOL por incríveis US$ 164 bilhões. Uma compra literalmente absurda e catastrófica. Devido a essas e outras jogadas arriscadas e mal-sucedidas, a bolsa de Nasdaq (responsável pelas transações das ações dessas empresas) após atingir seu ápice em março de 2000, caiu drasticamente provocando o prejuizo já citado, prejuízo esse que levou ao fechamento de diversas empresas, fusão de tantas outras e mais de uma década para recuperar metade do que já tinha sido.

 É importante notar, para quem deseja abrir um negócio que não basta ter uma ideia (no caso da bolha, muitas ideias foram realmente estúpidas), ela tem que ser coerente e precisa ser possível de realização, não somente deseja ganhar milhões com uma inovação surpreendente, mas criar algo que realmente seja rentável, seguro (de certa forma) e possível.

Já para os investidores, muitos aprenderam que não se deve ir junto com a massa, jogando milhões ou até bilhões em futuros incertos e, muitas vezes, totalmente improváveis. A medida certa é investir em algo que de fato possa gerar lucro, mas de forma consciente, visando não somente o lucro, mas o desenvolvimento da empresa.


 Referências:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_da_Internet

http://tecnologia.terra.com.br/internet10anos/interna/0,,OI542324-EI5026,00.html

http://www.brasilescola.com/informatica/bolha-dos-anos-2000.htm

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_especulativa

[2] http://www.wintrade.com.br/WinNews/news/bolha-da-internet-uma-ilusao-que-custou-caro/2177

[3]http://super.abril.com.br/blogs/rebit/estouro-da-bolha-da-internet-completa-10-anos-hoje-relembre-as-maiores-bobagens-daquela-epoca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário