A bolha da internet, também conhecida como bolha das empresa
ponto com, surgiu da supervalorização destas empresas virtuais, através de uma
forte onda especulação do mercado financeiro, culminado pela ignorância e
ganância dos investidores daquela época. Aconteceu na década de 90, entre 1995
e 2000 e foi caracterizada pelo crescimento muito rápido da internet, onde
ocorreu uma enxurrada de milhões de dólares em investimentos em empresas que em
sua grande maioria no final das contas não deram retorno algum, salvo raras
exceções.
Um dado interessante, retirado do documentário "A
verdadeira História da Internet - A Bolha" exibido pela Discovery, sobre o
quando a internet crescia no período da bolha, foi a comparação com o
crescimento de outros meios de comunicação em relação à internet, comparando-se
o tempo necessário que cada meio de comunicação precisou para atingir 50
milhões de usuários:
- O rádio, após sua invenção foram necessários 38 anos;
- A TV, foram necessários 13 anos;
- A Internet, depois de ser aberta ao público, precisou de
apenas 4 anos, para atingir 50 milhões de usuários.
O clico da bolha iniciou-se em 1995 com o sucesso da
abertura de capital da Netscape na bolsa de valores. Um ano depois, em 96 foi a
vez da Yahoo! e em seguida em 97
a Amazon.com, com o comércio eletrônico varejista de
livros e em 98 foi a vez da e-Bay, com um site de leilões. Com o grande sucesso
da Amazon.com e da e-Bay, tornando seus idealizadores e investidores
milionários e famosos, aconteceu a grande corrida desenfreada de investidores,
de todos os calibres - grandes, médios, pequenos, domésticos ou profissionais -
para comprar empresas com ponto com no final do seu nome, pois nesta época
muitos diziam que o e-commerce era uma "nova economia de crescimento
ilimitado" .
Em termos de números, sobre a abertura de capitais ao
público por empresas virtuais, entre 95 a 98 foram em média 30 empresas por ano e
somente em 99 foram 250 empresas. A esta altura a e-Bay estava valendo 21
bilhões de dólares e a Amazom.com 37 bilhões de dólares.
A grande maioria das empresas virtuais, para não dizer
todas, estavam supervalorizadas e possuíam um capital muito além do que
poderiam gerar.
Mas como já havia acontecido com outras bolha na história da
economia, a exemplo da ferroviária, do telégrafo e da automobilística, o
frenesi do investimento financeiro em algo inovador no final se transformou em
um verdadeiro fracasso financeiro.
Segundo ainda o documentário da Discovery "Uma tecnologia inovadora, cria um monte de empresas
iniciantes arriscadas, os investidores se empolgam e correm para comprar um
pedaço do futuro e então tudo acaba em lágrimas, falências, suicídios e
execuções na bolsa de valores."
Depois de testemunhar a subida desenfreada da bolsa de
valores em 99 e a vislumbrar sinais de que a economia estava próxima de um
super aquecimento o governo dos EUA , em fevereiro e março de 2000, subiram os
juros para valores não antes praticados na economia desde 95, para
"esfriar as coisa". Daí então, os investidores não estavam mais tão
confiantes nas empresas ponto com, passaram a duvidar da sabedoria implantada
na época que era "crescer e rápido", as festas milionárias dadas por
estas empresas de comercio eletrônico a fim de atrair uma onda de receitas,
tinha se tornado uma grande decepção.
Em depoimento ao documentário da Discovery, antes citado,
dado pelo programador e escritor Philip Kaplan, disse:
" (...) Havia sites de comércio que montamos, que eu
tinha conhecimento que o cliente havia gasto dois, três, quatro milhões de dólares nesses sites, então eu entrava na
base de dados de vez em quando e via que tivera 20 dólares em vendas, 25, 100
dólares em vendas (...)"
Depois da maior queda na bolsa de valores, todas as empresas
virtuais estavam com problemas, as menores e não-rentáveis estavam fechando e
as maiores estavam a beira da falência, a exemplo da Amazon.com que em 2001
teve que demitir 1300 funcionários para ficar de pé, foi considerada como uma
reviravolta trágica para aquela que representava o que se tinha de melhor em
uma empresa de varejo eletrônico.
De seu auge acima de 5000 pontos, a Nasdaq tinha perdido
mais de 2/3 do seu valor, até mesmo as gigantes da indústria tecnológica
andavam mancando, como a Intel e Sum Microsystens e incontáveis empresas ponto
com estavam "morrendo".
Fonte:
Documentáro Discovery, A Verdadeira História da Internet A Bolha
<http://www.youtube.com/watch?v=DFT_8tg5LGE> Acessado em 04 de fevereiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário