Pesquisa

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A bolha da internet


          A bolha da internet, também conhecida como bolha das empresa ponto com, surgiu da supervalorização destas empresas virtuais, através de uma forte onda especulação do mercado financeiro, culminado pela ignorância e ganância dos investidores daquela época. Aconteceu na década de 90, entre 1995 e 2000 e foi caracterizada pelo crescimento muito rápido da internet, onde ocorreu uma enxurrada de milhões de dólares em investimentos em empresas que em sua grande maioria no final das contas não deram retorno algum, salvo raras exceções.

          Um dado interessante, retirado do documentário "A verdadeira História da Internet - A Bolha" exibido pela Discovery, sobre o quando a internet crescia no período da bolha, foi a comparação com o crescimento de outros meios de comunicação em relação à internet, comparando-se o tempo necessário que cada meio de comunicação precisou para atingir 50 milhões de usuários:
- O rádio, após sua invenção foram necessários 38 anos;
- A TV, foram necessários 13 anos;
- A Internet, depois de ser aberta ao público, precisou de apenas 4 anos, para atingir 50 milhões de usuários.

          O clico da bolha iniciou-se em 1995 com o sucesso da abertura de capital da Netscape na bolsa de valores. Um ano depois, em 96 foi a vez da Yahoo! e em seguida em 97 a Amazon.com, com o comércio eletrônico varejista de livros e em 98 foi a vez da e-Bay, com um site de leilões. Com o grande sucesso da Amazon.com e da e-Bay, tornando seus idealizadores e investidores milionários e famosos, aconteceu a grande corrida desenfreada de investidores, de todos os calibres - grandes, médios, pequenos, domésticos ou profissionais - para comprar empresas com ponto com no final do seu nome, pois nesta época muitos diziam que o e-commerce era uma "nova economia de crescimento ilimitado" .

          Em termos de números, sobre a abertura de capitais ao público por empresas virtuais, entre 95 a 98 foram em média 30 empresas por ano e somente em 99 foram 250 empresas. A esta altura a e-Bay estava valendo 21 bilhões de dólares e a Amazom.com 37 bilhões de dólares.
A grande maioria das empresas virtuais, para não dizer todas, estavam supervalorizadas e possuíam um capital muito além do que poderiam gerar.

          Mas como já havia acontecido com outras bolha na história da economia, a exemplo da ferroviária, do telégrafo e da automobilística, o frenesi do investimento financeiro em algo inovador no final se transformou em um verdadeiro fracasso financeiro.
Segundo ainda o documentário da Discovery "Uma tecnologia inovadora, cria um monte de empresas iniciantes arriscadas, os investidores se empolgam e correm para comprar um pedaço do futuro e então tudo acaba em lágrimas, falências, suicídios e execuções na bolsa de valores."

          Depois de testemunhar a subida desenfreada da bolsa de valores em 99 e a vislumbrar sinais de que a economia estava próxima de um super aquecimento o governo dos EUA , em fevereiro e março de 2000, subiram os juros para valores não antes praticados na economia desde 95, para "esfriar as coisa". Daí então, os investidores não estavam mais tão confiantes nas empresas ponto com, passaram a duvidar da sabedoria implantada na época que era "crescer e rápido", as festas milionárias dadas por estas empresas de comercio eletrônico a fim de atrair uma onda de receitas, tinha se tornado uma grande decepção. 

          Em depoimento ao documentário da Discovery, antes citado, dado pelo programador e escritor Philip Kaplan, disse:
" (...)  Havia sites de comércio que montamos, que eu tinha conhecimento que o cliente havia gasto dois, três, quatro milhões  de dólares nesses sites, então eu entrava na base de dados de vez em quando e via que tivera 20 dólares em vendas, 25, 100 dólares em vendas (...)"

          Depois da maior queda na bolsa de valores, todas as empresas virtuais estavam com problemas, as menores e não-rentáveis estavam fechando e as maiores estavam a beira da falência, a exemplo da Amazon.com que em 2001 teve que demitir 1300 funcionários para ficar de pé, foi considerada como uma reviravolta trágica para aquela que representava o que se tinha de melhor em uma empresa de varejo eletrônico.
De seu auge acima de 5000 pontos, a Nasdaq tinha perdido mais de 2/3 do seu valor, até mesmo as gigantes da indústria tecnológica andavam mancando, como a Intel e Sum Microsystens e incontáveis empresas ponto com estavam "morrendo". 

Fonte:
Documentáro Discovery, A Verdadeira História da Internet A Bolha
<http://www.youtube.com/watch?v=DFT_8tg5LGE> Acessado em 04 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário