Pesquisa

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vale do Silício

Quando falamos em computação ou em tecnologia uma das primeiras coisas que nos vem a mente é vale do silício. Atualmente o vale do silício é um lugar conhecido mundialmente. Essa fama é proveniente do fato de que hoje no vale do silício podemos encontrar as sedes das grandes companhias de tecnologia, o que atrai os olhares de muitos curiosos pelo o mundo a fora. 
Mas afinal de contas o que esse lugar tem de tao especial que faz com que a maioria das empresas de tecnologia o almejem tanto ? 
Antes de responder a essa pergunta é necessário expor algumas informações geográficas para podermos embasar a nossa justificativa mais adiante. 
O vale do silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José. No entanto a resposta para pergunta acima não pode ser encontrada nos dados geográficos porem ela pode ser vista ao analisarmos a historia desse lugar de tamanha importância para o desenvolvimento da tecnologia. A partir da década de 1950 já era possível notar no Vale do silício a implantação de várias empresas com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas. No entanto o impulso para o desenvolvimento dessa região se deu mesmo com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para a fabricação dos misseis que eram utilizados durante a guerra. 
O nome vale do silício deriva-se do fato de que o silício era a principal matéria-prima para fabricação da maioria dos produtos que eram produzidos na região naquela época. O nome Vale do Silício foi criado por Ralph Vaerst, que foi fundador e investidor em várias empresas na região. Dentre as empresas que possuem sede nessa região podemos citar : Google, Apple Inc. Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Yahoo, Hewlett-Packard (HP), Intel e Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário