Pesquisa

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vale do Silício



O Vale do Silício está localizado na Califórnia (EUA), numa região que hoje possui diversas empresas de tecnologia. O local começou a se desenvolver nos anos 50, impulsionado pelas consequências da segunda guerra mundial e pela guerra fria, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Existem também algumas ressalvas de historiadores, que datam a origem do Vale do Silício no ano de 1906, e a associam a origem do rádio.
O nome Silício é utilizado como homenagem ao próprio elemento quimico, que é a matéria-prima básica e de fundamental importância na produção da maior parte dos circuitos e chips eletrônicos.
O que fez esta região atrair empresas de alta tecnologia foi à característica de desenvolver modelos acessíveis de financiamento, para projetos de tecnologia, os chamados Startups Companies.
A universidade de Stanford também possui um papel muito importante, pois incentiva bastante o empreendedorismo para seus alunos. Um exemplo é a origem do Google. Foi durante o doutorado que Larry Page e Sergey Brin criaram o PageRank, tecnologia que deu origem a um buscador melhor que todos os concorrentes da época. Page ficou em dúvida se terminava o curso ou criava uma empresa e seu orientador, o professor Terry Winograd, sugeriu que ele empreendesse, já que, se o Google desse errado, Stanford estaria sempre lá.
Dentre as empresas que iniciaram seus negócios e possuem sedes na região, podemos citar, Google, Apple, Facebook, NVidia, Electronic Arts, Symantec, AMD, Ebay, Yahoo , HP, Intel e Microsoft, entre outras.
Com o crescente desenvolvimento da região, o quadro atual do Vale do Silício é parecido com qualquer outro local; trânsito, imóveis supervalorizados e alta competitividade. Há ainda a preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente, questões como, crescimento de maneira sustentável e responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário