Pesquisa

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Surgimento de Stanford

A universidade Stanford teve um início muito diferente das outras universidades dos Estados Unidos. E isso se deve ao fato de que os criadores não estavam de olho apenas nos lucros que uma universidade poderia trazer, mas na tentativa de satisfazer uma parte sentimental que estava muito abalada.
Tudo começou quando o casal Leland e Jane Stanford perderam o filho de apenas 15 anos durante uma viagem para a Itália. Diante da perda, o casal decidiu fazer algo que pudesse homenagear seu filho. E já que não havia nada que pudessem fazer por ele, decidiram fazer pelas crianças da Califórnia.
Depois de considerar várias possibilidades, o casal decidiu criar um museu e uma universidade. Assim, no dia 1 de outubro de 1891 a universidade começou a funcionar, inicialmente com 555 alunos. Um dado interessante é que naquela época as universidades não aceitavam mulheres, no entando Stanford já surgiu com uma cota para mulheres no seu quadro de alunos.
Após a morte de Leland, a universidade passou por períodos difícies, mas Jane não se deixou abater e investiu muito dinheiro para que a universidade conseguisse prosperar. A área dos campus foi expandida, e novos prédios foram construídos. Infelizmente, um ano após a morte de Jane, um forte terremoto atingiu toda a região onde Stanford estava situada e muito do que havia sido feito foi destruído. Mesmo com todos esses problemas, Stanford conseguiu se recuperar e abriu novos cursos, como medicina e administração.
Todo o empenho dos fundadores e dos reitores de Stanford surtiram efeito nos anos seguintes. Foi em Stanford que muitas empresas mundialmente conhecidas surgiram. Por exemplo, a Hewlett-Packard (HP) foi fruto do empenho dos alunos David Packard and William Hewlett, que foram estimulados pelo professor Frederick Terman. Além disso, empresas como Google, Yahoo, Cisco e Sun surgiram a partir de Stanford.
Grande parte do sucesso de Stanford está ligada a sua metodologia de ensino diferenciada. Desde o seu início Stanford tentou criar verdadeiros empreendedores, pessoas capazes de ter seu próprio negócio. Isso foi passado ao longo de gerações através de professores que buscam formar pessoas capazes de inovar e não meros repetidores de conhecimento. 

Referências:

[1] http://www.stanford.edu/about/history/index.html
[2] http://www.stanford.edu/about/history/history_ch2.html
[3] http://www.stanford.edu/about/history/history_ch3.html
[4] http://www.stanford.edu/about/history/history_ch4.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário