Pesquisa

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O nascimento do Vale do Silício

Em 1948, William Shockley criou juntamente com sua equipe o transistor. Provavelmente ele não imaginava que aquela invenção revolucionaria completamente a eletrônica mundial. Além de dar sua contribuição para a ciência, eles também foram os responsáveis pelo surgimento de uma região que anos depois seria um pólo mundial em tecnologia.
Nos anos 1950, a criação da primeira fábrica de transistores chamada Shockley Semiconductor Laboratory impulsionou o desenvolvimento daquela região na Califórnia, e pelo fato das fábricas utilizarem como materia-prima o silício, a região ficou conhecida como Vale do Silício.
Com Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, as fabricas da região passaram a fabricar transistores que foram utilizados em satélites e armas. Nos anos seguintes,  a região passou por um intenso processo de industrialização.
É importante lembrar que a universidade Stanford teve um papel muito importante no desenvolvimento do Vale do Silício, pois desde o seu surgimento incentivou seus alunos, para que eles fossem empreendedores e não apenas funcionários em grandes empresas.
Com a volta de muitos alunos da guerra, Stanford não mediu esforços e fez muitos investimentos para que eles pudessem empreender na região. Foi assim com a HP, que depois de surgir em uma garagem recebeu de Stanford todo o apoio necessário para se tornar uma das maiores empresas do mundo.
Foi nos anos 90 que a região do Vale começou a receber muitos investimentos de empreededores que queriam ver suas empresas na internet, além das idéias que surgiam e eram logo compradas por investidores. Isso fez com que no ano 2000 o mercado das chamadas "empresas .com" saturasse, levando muitas empresas pequenas a falência, enquanto muitas empresas grandes perderam mais de 80% do seu capital. Apesar disso, a região não ficou estagnada, muitas empresas se recuperaram e os investimentos continuaram a ser feitos, só que agora de forma mais cautelosa.

Referências:

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio

[2] http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/por-que-vale-do-silicio/

[3] http://www.infoescola.com/informatica/vale-do-silicio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário