Pesquisa

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Regulamentação da profissão de TI, sim ou não?

         Muito antes da criação da SBC(1978), já era discutido o tema da regulamentação da profissão de TI pela comunidade científica da computação brasileira. A SBC é a FAVOR de liberdade do exercício profissional, sendo o conhecimento técnico-científico e social, normalmente adquirido em curso superior de boa qualidade, o principal diferencial de competência profissional. O diploma, com todas as informações que o compõem, é o principal e melhor instrumento para proteção da Sociedade.

     A SBC propõe a constituição de um Conselho Nacional de Auto-Regulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político. E também o uso da legislação pertinente (Cível, Penal, Comercial, Código do Consumidor, etc) para resolver divergências, punir irregularidades e promover a defesa de direitos.

        Em outras palavras, ela defende o exercício da profissão em informática independente da posse do diploma de nível superior e as empresas contratantes não devem exigir inscrição ou registro em conselho de profissão ou entidade equivalente para exercício da profissão, mas defende ainda que quem o possuir o diploma seja mais valorizado como instrumento diferenciador de capacidade tecno-científica com indicador de elevado potencial de competência profissional. Mas isso não é fato que ocorra.

        A meu ver, com a regulamentação, muitas pessoas perderão os empregos antigos, e outra parte irá para a universidade/curso técnico para não ser deixado para trás. Haverá aumento de emprego, porém os profissionais formados terão menos destaque e menos chance de receber mais por ter mais "potencial" técnico-científico e acabarão exercendo funções inferiores ao seu nível de formação já que vai diminuir a demanda de gente disponível(sem formação) para exercer o cargo. E com isso, eu sou contra ela.

fonte:http://www.baguete.com.br/artigos/555/roberto-carlos-mayer/22/01/2009/regulamentacao-das-profissoes-de-ti-a-quem-interessa
http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc-original.html
http://homepages.dcc.ufmg.br/~bigonha/Sbc/plsbc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário