Pesquisa

domingo, 27 de janeiro de 2013

Vale do Silício


O Vale do Silício teve sua origem no início do século XX, por volta de 1906, associada ao advento do rádio. Engenheiros iniciaram a experimentação com a nova tecnologia mais como curiosidade, e acabaram criando um ambiente meritocrático de que faziam parte as pessoas que conseguiram avanços tecnológicos no desempenho, velocidade de transmissão e baixo custo dos produtos eletrônicos.

Engenheiros se organizando em clubes de rádio, desde a primeira grande guerra, equipamento construído em fundo de quintal ou então tomado emprestado foram às sementes que catalisaram o enorme desenvolvimento posterior da região. Um exemplo de empresa criada na época é o da Poulsen Wireless Corporation of Arizona em 1910, que deu origem à Federal Telegraph Company, criada em San Francisco.

As origens da tecnologia avançada em que as empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos, que praticamente ditam as regras do mundo tecnológico contemporâneo. Já em 1939, os alemães tinham desenvolvido sofisticados sistemas de radares, capazes de identificar os bombardeiros aliados e caças inimigos da segunda guerra mundial, muito antes de sermos capazes de impedir tal tipo de detecção.
Steve Jobs e Wozniak juntos desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal, resultado de intensos trabalhos numa garagem. Eles deram o nome para esse protótipo de Apple. Com o sucesso do modelo, eles decidiram fundar uma empresa para aprimorar o microcomputador Apple e em 1977, surgiu à empresa Apple Computer.

Em 1980 a IBM decidiu entrar no ramo dos computadores pessoais e queria fabricar um microcomputador que superasse o Apple II, foi então que Bill Gates numa jogada de esperteza consegue por 50 mil dólares, os direitos de um sistema operacional quase pronto, que não tinha muito poder de processamento desenvolvido  por outros universitários e fazendo algumas modificações conseguiu fechar acordo com a IBM que criou seu primeiro computador com o sistema operacional de Bill Gates o que o chamou de MS-DOS.

Bill Gates acompanhando toda essa evolução da Apple, decide criar uma maneira de desenvolver também uma interface gráfica e numa jogada de mestre consegue se aliar a Apple para fornecer programas para o Macintosh com intenção de roubar informações, mas quando Steve Jobs percebe já é tarde demais, Bill rouba toda sua tecnologia e com algumas modificações cria em 1985 o Sistema Operacional com interface gráfica Windows, um plágio do Macintosh, arruinando desta forma a liderança no mercado todo esse tempo.

 Atualmente o Vale do Silício sedia todo tipo de empreendimento de alta tecnologia em computação, incluindo software e Internet. Mais de 200.000 pessoas trabalham na área, com salário médio estimado em cerca de 140.000 dólares, o mais alto entre os principais centros de alta tecnologia do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário