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quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Bolha da Internet




    A entrada do século XXI foi um momento de grande pujança na Internet. O bug do milênio não gerou prejuízos e grandes empresas da era virtual que nasceram de pequenas idéias como MSN-Hotmail, Google, Yahoo e Amazon contabilizaram lucros nunca imaginados. Ao mesmo tempo, teve início o tempo das grandes fusões de empresas, como a reunião dos grupos AOL e Time-Warner. 

   O mundo estava descobrindo a internet, e as revistas de negócios só falavam nas empresas “ponto-com", que recebiam toneladas de investimento e estavam inaugurando a chamada “Nova Economia”, vista então como anticíclica e de crescimento ilimitado. A chamada "bolha ponto-com” ou “bolha da Internet", ou seja, a supervalorização das empresas “ponto com” e de suas ações, que inflava desde 1995, não demoraria muito a estourar.

   Empresas, serviços, políticos, ONGs e tantos outros se colocaram no universo virtual, transformando-o em um espelho do universo real. O dinheiro de outros setores começava a ser canalizado para sites, produtos e serviços da rede. O e-commerce surgia como um novo canal de vendas. A Internet prometia um futuro rico, infinito e cheio de possibilidades. Foi criada uma nova bolsa de valores especialmente para a “nova economia”: a Nasdaq.

   Ao longo de cinco anos as ações das empresas “ponto-com” e de alta tecnologia subiram vertiginosamente (porém, de maneira inconsistente). A combinação do rápido aumento dos preços das ações, confiança de mercado que as empresas depositaram em lucros futuros a especulação em ações individuais e a ampla disponibilidade de capital de risco criou um ambiente de certa euforia em que muitos investidores tornaram-se dispostos a ignorar parâmetros econômicos tradicionais em favor da confiança pela novidade tecnológica que o conceito “ponto-com” carregava.  A confiança era tão grande à época que, por exemplo, algumas empresas tiveram disparados os preços de suas ações simplesmente adicionando ao seu nome o prefixo "e-"ou o sufixo “.com”.

  10 de março de 2000. Após atingir o seu ápice, a bolha estourou. Como resultado, o fim de centenas de pequenas empresas virtuais que davam seus primeiros passos. Ao longo de 2000, a bolha se esvaziou rapidamente. No início de 2001, muitas empresas "ponto-com" já estavam em processo de venda, fusão, redução ou simplesmente quebraram e sumiram do mapa.  No entanto, empresas sólidas saíram praticamente ilesas. Viu-se que o mercado da Internet pode gerar lucros, mas que, apesar de polpudos, tem limites.

Fontes:
http://tecnologia.terra.com.br/internet10anos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_da_Internet

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