Pesquisa

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vale do Silício


O vale do silício começou através das pesquisas nas áreas de rádio, televisão e produtos eletrônicos militares. A Universidade de Stanford tem um papel muito importante no desenvolvimento desta área. Durante os anos 1940 e 1950, Frederick Terman, como reitor da Universidade de Stanford, incentivou professores e graduados para começar suas próprias empresas. em torno do campus de Stanford. Terman é muitas vezes chamado "o pai do Vale do Silício".
Durante 1955-85, pesquisa de tecnologia de estado sólido e eram desenvolvidas na Universidade de Stanford, seguido de três ondas de inovação industrial possível graças ao apoio de empresas privadas, principalmente Bell Telephone Laboratories, Shockley Semiconductor, Fairchild Semiconductor, e Xerox PARC. Em 1969, o Stanford Research Institute (SRI International agora), operava um dos quatro nós originais que compunham a ARPANET, o antecessor da Internet.
O que deu maior impulso à região do Vale do Silicio foram os contratos de projetos com a Marinha, por ocasião da Primeira Grande Guerra. Esse tipo de contrato com as forças armadas continuaram depois da guerra, e foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da região.
O modelo de financiamento para companhias tecnológicas entrantes no mercado (startups) com projetos inovadores surgiu na região do Vale do Silício, e se espalhou pelo mundo afora. Casos e mais casos de companhias surgidas em salas de aula das universidades da região, destaque para a Stanford University, financiadas por fundos ou investidores particulares (venture capital)  sempre à procura de lucro rápido .
O progresso da região foi tão rápido e consistente, que o Vale do Silício encontra-se, hoje, mergulhada no caos do trânsito, falta de moradias, preços altíssimos, competição desenfreada, tendo seu desenvolvimento freado por questões de sustentabilidade: meio-ambiente, disponibilidade de água, estradas insuficientes, preço do metro quadrado de terrenos lá nas alturas, competição tanto no nível social quanto no tecnológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário