Pesquisa

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O segredo do Vale do Silício


O vale do silício é um lugar famoso em todo mundo por “hospedar” algumas das maiores empresas na área da tecnologia, tais como: Google, facebook, eletronic arts, HP, dentre outras, está localizado no estado da Califórnia e abrange algumas cidades dentre elas San Francisco e Palo Alto. Seu nascimento ocorreu por volta da década de 1950 foi quando a região começou a ser industrializada de fato, principalmente com o objetivo de fornecer armamentos eletrônicos para a segunda guerra, guerra fria e para a corrida aeroespacial, que na época basicamente consistiam em chips de alta tecnologia, mas a região prosperou e foi além, como podemos observar, mas como isso foi possível?
Acredito que o verdadeiro segredo da região do vale do silício, na verdade não seja segredo algum (pelo menos para os que já o visitaram como pude observar em minha pesquisa através da internet) o que ocorre lá é uma disseminação forte do empreendedorismo tanto na área comportamental como na área de mercado.
Na área comportamental pode-se observar uma cultura aberta de networking, que compartilhas informações diversas e que permeia desde os grandes empresários até alunos de universidades que estão criando startup, outro fato comportamental interessante é que os alunos das universidades locais com Stanford, por exemplo, são encorajados a desenvolver seu próprio negócio sem medo de falhar, até por que ao contrário do que acontece no Brasil empreendedores que falharam em algum projeto lá são valorizados, pois são considerados experientes.
Existe também a parte “prática” da história, existe certa facilidade para encontrar pessoas interessadas em investir em projetos, inclusive algumas são chamadas de anjos que são pessoas que estão em busca de projetos para financia-los.
No fim das contas não é só de tecnologia que é feito o vale do silício existe também por lá uma boa dose de empreendedorismo que permeia aquela região e que foi de fundamental importância para torna-la o que ela e hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário