Pesquisa

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Vale do Silício , na Califórnia, Estados Unidos, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática.
O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José.

A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo.
Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região:Apple Inc., Altera, Google, Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec,Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel,Foursys, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle), entre muitas outras.
Fora dos Estados Unidos, destaca-se em Israel o Silicon Wadi, a segunda maior aglomeração de indústrias de tecnologia de ponta, atrás apenas do Vale do Silício da Califórnia.[1]
O Vale do Silício recebeu esse nome por causa da segunda onda de empresas de tecnologia que se instalaram na área, a partir de 1956, quando William Shockley, um dos pais do transistor, criou a Shockley Semiconductor Laboratory na cidade de Mountain View.
O silício é a principal matéria-prima dos processadores fabricados por empresas como a Fairchild Semiconductor e a Intel, que surgiram na região logo depois do laboratório de William Shockley.
O nome Vale do Silício foi criado por Ralph Vaerst, que foi fundador e investidor em várias empresas na região.
A primeira vez em que a expressão apareceu impressa foi numa série de reportagens publicadas em 1971 pelo semanário especializado Electronic News. Sob o título de “Vale do Silício, EUA”, a série foi assinada por Don Hoefler.
Depois das empresas de semicondutores, o Vale foi palco de outras ondas tecnológicas, com empresas de computadores, equipamentos de telecomunicações, software e internet. A onda atual é a das mídias sociais, com empresas como Facebook, LinkedIn e Twitter.
O nome Silicon Valley acabou virando sinônimo de centro de tecnologia. A área que reúne empresas de internet em Nova York é chamada, por exemplo, de Silicon Alley (“Beco do Silício”).
A região de Cambridge, na Inglaterra, que concentra empresas de alta tecnologia que saíram da universidade que leva o nome da cidade, tem o apelido de Silicon Fen (“Pântano do Silício”).
A cidade indiana de Bangalore, com suas empresas de software, também é chamada de Vale do Silício da Índia
A mentalidade dos alunos que estudam no vale do silício são há de quererem criar novas empresas.Os alunos tem uma mentalidade de criar novas tecnologias,discutir formas de como aprimorar as tecnologias atuais com a finalidade de crescerem profissionalmente o mais rápido possível,serem empregados em empresas de grande porte ou criarem suas próprias empresas


Nenhum comentário:

Postar um comentário