Pesquisa

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Stanford e a Ascensão do Vale do Silício

Em 1939, com o incentivo de seu professor e mentor, Frederick Terman, os alunos da Stanford, David Packard e William Hewlett estabeleceram uma empresa de eletrônicos em uma pequena garagem de Palo Alto. Garagem que mais tarde seria chamada de "berço do Vale do Silício". Nos anos seguintes, Stanford seria uma fonte de inovação, produzindo avanços na pesquisa e na formação de muitas empresas que fizeram do Vale do Silício uma das mais inovadoras e produtivas regiões de alta tecnologia do mundo.

Em 1947, o professor William W. Hansen apresentou um protótipo de acelerador de elétrons linear, e sua construção começou no ano seguinte, em um novo Laboratório de Micro-ondas. Em 1951 a "Varian Associates" construiu um laboratório de pesquisas nas proximidades do campus, que se tornaria o famoso "Stanford Industrial Park", agora conhecido como "Stanford Research Park". Em 1952, Stanford ganhou seu primeiro Prêmio Nobel, que foi para o professor de física Felix Bloch, três anos depois, seu colega Willis Lamb, Jr. também ganhou um Nobel.

Sob a liderança de Terman, professor de engenharia elétrica que foi reitor de 1955-1965, a universidade iniciou uma campanha para construir "campos de excelência", que atraia os melhores alunos. Seu papel na promoção de laços estreitos entre estudantes de Stanford e as indústrias de tecnologias emergentes levou alguns a considerá-lo o pai do Vale do Silício. Ele criou um espírito empreendedor, que hoje se estende a cada disciplina acadêmica na Universidade de Stanford.


No início dos anos 1970, professor Vinton Cerf, conhecido como o "pai da Internet", desenvolvido com um colega os protocolos TCP / IP, que se tornariam o padrão para a comunicação via Internet entre os computadores. Na década de 1980, João Cioffi e seus alunos perceberam que as linhas de telefone tradicionais poderia ser usado para alta velocidade de transmissão de dados, levando ao desenvolvimento de linhas de assinante digital (DSL). Em 1991, o físico Paul Kunz configurou o servidor web pela primeira vez nos EUA, depois de visitar Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, em Genebra, Suíça.

A Internet, é claro, é central para a história do Vale do Silício. Google, o motor de busca da web mais popular é uma das empresas mais influentes do mundo, tem o seu início em Stanford quando Sergey Brin e Larry Page desenvolveram seu algoritmo de classificação de página como estudantes de pós-graduação na década de 1990. Antes deles, ex-alunos, Jerry Yang e David Filo fundaram a Yahoo. Outras empresas de Silicon Valley com lendários fortes laços com a Stanford incluem a Cisco Systems, Hewlett-Packard Company, Intuit, Silicon Graphics e Sun Microsystems.

Fonte: stanford.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário