Pesquisa

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A histórica busca por inovação do Vale do Silício

O Vale do Silício, na Califórnia, EUA, é a região onde se encontra a maior aglomeração de empresas na área de tecnologia, empresas que surgiram a partir da segunda metade do século XX, impulsionada pela necessidade das inovações tecnológicas proposta pela Segunda Guerra Mundial e, adiante, a Guerra Fria. Empresas do Vale do Silício foram responsáveis pelo desenvolvimento de várias tecnologias, como armas e aviões de caça. As primeiras experiências feitas na região utilizando silício para criação de transistores foram responsáveis pela alcunha. No entanto, a relação da região do Vale do Silício com tecnologia datam de muito antes, em 1906, quando foram feitos os primeiros testes para a criação do rádio.

No Vale, as primeiras empresas que despontaram foram as criadoras de microprocessadores, microcomputadores e circuitos integrados baseados em silício, e algumas famosas podem ser citadas, como a Intel, AMD e a HP. A região é palco de inovação tecnológica também na criação de softwares, sendo as principais atualmente, Google e Facebook, surgidas lá.

O Vale do Silício continuou e continua sendo o maior alvo para investimentos em tecnologia, chegando em 2010 a receber quase 6 bilhões em investimentos. Isso se dá pela grande inovação tecnológica que empresas da região propõem, historicamente tanto pelo apoio de empresas privadas, tais como a  Shockley Semiconductor Laboratory, responsável pela criação de transistores à base de silício, quanto pelos esforços da Universidade de Stanford, quando o então reitor Frederick Terman incentivou engenheiros, professores e demais acadêmicos para a criação de suas próprias empresas.

Atualmente, vários encontros que reuniem startups de todo o mundo são realizados na região do vale, principalmente na Universidade de Stanford, atraindo diversos empreendedores de sucesso para a região. Diante deste fato e de vários exemplos vistos nos últimos anos, o Vale do Silício tem tudo pra continuar sendo o maior alvo de investimentos econômicos, e continuar comportando e criando empresas importantes e milionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário