Pesquisa

domingo, 27 de janeiro de 2013

O Vale do Silício

Duas teorias são conhecidas a respeito da origem do território estado-unidense conhecido como Vale do Silício:

A primeira, proposta pelos "[...] pesquisadores Timothy Sturgeon e Christophe Lecuyer, diz que o Vale do Silício tem sua origem no início do século XX, por volta de 1906, associada ao advento do rádio."[1]

Já a segunda diz que "O local começou a se desenvolver no ano de 1950, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico."[2]

Seja como for, convem atentar-se para como essa região se tornou a grande máquina impulsionadora de diversas empresas, sobretudo no ramo da informática, que hoje geram bilhões de dólares.

Um dos fatores principais para tal desenvolvimento se deu graças a Universidade de Stanford. Com seu grande incentivo ao empreendedorismo, a universidade "cedeu" ao Vale, mentes brilhantes (não apenas alunos de lá, mas pessoas que foram influenciadas pela universidade), fundadores de empresas como a Hewlett-Packard. ou HP, Apple Inc., Google, Yahoo!, SanDisk, e diversas outras.

Outro fator impulsionador do grande sucesso do Vale foi o investimento governamental durante a Guerra Fria, com a corrida armamentista. Buscava-se tecnologia capaz de melhorar cada vez mais os artefatos bélicos. Com isso, muito se investiu em tecnologia que, cessada a guerra, foi aproveitada para outros fins.

A origem do termo Vale do Silício vem da grande concentração de empresas no ramo de semicondutores (para processadores, transistores, etc), cujo o elemento principal era o Silício. Pela grande inovação tecnológica que acontecia em períodos cada vez mais curtos, a região lotada de empresas nesse ramo cresceu muito, até chegar a seu ápice nos anos 1990 até 2001, quando ocorreu uma grande desvalorização das ações da bolsa de Nasdaq, fazendo diversas empresas fecharem suas portas ou se unirem para permanecer ativas.

Hoje em dia, o Vale continua sendo um dos maiores centros de tecnologia e que gera quantias enormes de dinheiro. Sua parcela na economia norte-americana é considerável. Pelo fato de empresas de grande porte se situarem na região, e ainda com o suporte de Stanford (as empresas buscam seus novos funcionários diretamente nos portões da universidade), é provável que o Vale continue por muito tempo sendo um polo tecnológico fortíssimo.


 Referências:


[1] http://zeluisbraga.wordpress.com/2008/01/13/origem-do-vale-do-silicio/

[2] http://www.infoescola.com/informatica/vale-do-silicio/

http://en.wikipedia.org/wiki/Silicon_Valley

Nenhum comentário:

Postar um comentário