Pesquisa

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aaron Swartz

     Aaron Swartz foi uma das mais ativas resistências às propostas SOPA e PIPA, co-autor da especificação RSS e cofundador do Reddit e Demand Progress. Há pouco tempo se suicidou enquanto era julgado desproporcionalmente por um suposto crime que cometeu.

     Swartz estava sendo processado por invasão de servidores e divulgação de vários documentos da JSTOR - segundo a mesma, não foi prejudicada pois não houve nenhuma divulgação e não deu aval para o processo. À época, a promotora Carmen Ortiz, do distrito de Massachusetts, afirmou que Swartz invadiu uma área restrita do MIT e disse: "Roubo é roubo, não interessa se você usa um computador ou um pé-de-cabra, e se você rouba documentos, dados ou dólares". Embora Aaron tivesse acesso livre ao MIT, ter feito downloads massivos (porém legais) e não ferir os direitos autorais da revista científica (JSTOR), estava sendo severamente acusado por Ortiz (que curiosamente queria notabilidade para se lançar politicamente em Massachussetts).

     O caso tem ganhado muita repercusão na internet e mais força para a causa que Aaron se empenhava, mas infelizmente foi necessário a morte de um dos principais indealista que lutava para a liberdade na rede e disseminação da informação onde quer que ela estivesse.

Um comentário:

  1. Ele deu uma enorme contribuição para a sociedade,ele queria que a sociedade pudesse participar dos assuntos referentes ao seu país,alguns até,que foram guardados a sete chaves,o que levou-o a ser processado.O governo se preocupa mais em seus interesses políticos-pessoais,tentando esconder o que realmente acontece no cenário politico e aaron usou seu conhecimento junto a internet, para poder compartilhar tudo o que ele tinha descoberto com a sociedade.Ele viveu em prol de uma de uma justiça igualitária,em que as pessoas tivessem a oportunidade se incluírem no mundo da tecnologia e no âmbito social.

    ResponderExcluir