Pesquisa

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O segredo

     O que todo ser humano deseja na vida é ter sucesso. Seja profissional, espiritual ou social. E quando vemos alguém que alcançou "facilmente" esse patamar ficamos nos perguntando o que tal pessoa fez pra chegar até lá. Eu seria capaz de chegar lá? Quais estratégias que ele usou? Qual foi o segredo?

     Mudando o clima de livro de auto-ajuda, o mesmo acontece com uma região dos Estados Unidos. Mais precisamente, uma região que reúne várias empresas (de empresas globais a start-ups) que abrange algumas cidades do estado da California e que se denomina "Vale do Silício".

     O Silicon Valley (nome em inglês) transpira negócios. E como alguns falam, ela é a grande "maternidade" de empresas de alta tecnologia do mundo, tais como a Hewllett-Packard, Google, Facebook e Apple.

     Mas qual o grande segredo desse lugar?

     O grande e singular espírito empreendedor.

     Lá, tudo parece conspirar a favor do surgimento de boas ideias. E realmente conspira. A rede de investidores bem estruturada, a aceitação do fracasso e a cultura de se compartilhar ideias estão entre os principais fatores que envolvem o sucesso da região.
     Existe uma grande gama de "incubadoras", que são empresas maiores que usam capitais de risco apostando em pequenas empresas com projetos inovadores e muitas vezes dividindo o conhecimento, servindo como um mentor para a organização que está sendo "germinada". E se a iniciativa falhar, eles tem um ditado que diz "fail fast and fail forward" - "falhe rápido e falhe adiante" em tradução livre. Os empresários do Vale veem a falha como um aprendizado, encaram empreendedores que faliram como grandes heróis que dão a volta por cima, valorizando sua experiência para não repetir os mesmos erros.

     Como visto, não existe segredo em si, mas práticas tão simples que podem até ser comparadas com conselhos básicos - ajudar o próximo, o importante da queda é a forma como se levanta e outros coisas que a gente escuta dos mais velhos - só nos resta botar em prática e ter sucesso. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário