Pesquisa

sábado, 26 de janeiro de 2013

Regulamentação da Profissão



  Há alguns anos tramitam no Congresso Nacional, diversos projetos visando à regulamentação das profissões de TI, mas apesar do grande volume de projetos, não existe ainda um consenso, muitos são contras e muitos outros são a favor. Um dos projetos quer regulamentar apenas duas de analista de sistemas e técnico em informática, sabemos que essas profissões ao serem regulamentadas irão generalizar demais os cargos de TI, visto que existem várias áreas de atuação para esses profissionais, por exemplo, existem os DBAs (Database Administrator) que são os responsáveis pela administração do banco de dados no projeto, assim como outros ramos que poderíamos incluir.
  Existe ainda outro problema na área de TI que nem sempre os melhores profissionais são formados, muitos profissionais que trabalham na área foram autodidatas e aprenderam na prática o exercício da profissão, de mesma forma que um profissional com diploma de nível superior pode não estar apto a trabalhar na área. Isso demonstra que caso a regulamentação seja aprovada, pode ser possível que vários profissionais bem capacitados para exercer a função não poderão atuar pelo simples fato de não possuir um diploma.
  Então antes de regulamentar a profissão de TI é preciso muita discursão sobre o assunto, entender as áreas de atuação, perceber que temos profissionais com potencial enorme e que não possuem diploma, e o principal, perceber que um diploma não é garantia que o profissional realmente está qualificado para atuar em uma determinada área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário