Pesquisa

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vale do Silício



Vale do Silício

O Vale do Silício, localizado na Califórnia, Estados unidos, é uma região que contem um conjunto de empresas importantes instaladas a partir de 1950, e tinha o foco de ser um local para gerar novidades tecnológicas e estudos científicos, dando ênfase na produção de chips eletrônicos e de informática.
O apogeu para seu desenvolvimento deu inicio com a Segunda Guerra Mundial, nos anos 90, principalmente na Guerra Fria. As empresas que lá estavam forneceram material para os mísseis e para as naves na missão Apollo.
No vale do Silício hoje, está localizado os escritórios das maiores empresas que dominam o mundo da tecnologia da informação. Como exemplo: HP, Nvidia, Apple, AMD, Microsoft e varias outras do mesmo segmento, e do segmento cientifico.
O Vale, recebeu esse nome, Silicio, porque é a matéria prima principal para fabricação de processadores de chips. Tem como fundador e investidor Ralph Varst.
Depois das empresas de semicondutores, o Vale foi palco de outras ondas tecnológicas, com empresas de computadores, equipamentos de telecomunicações, software e internet. A onda atual é a das mídias sociais, com empresas como Facebook, LinkedIn e Twitter.
Historia
O historia e criação do Vale deve a universidade de Stanford, pois seus alunos, com suas pesquisas, criavam coisas, e para ter onde explorar e mostrar os resultados decidiu investir em uma região autossuficiente e que seria boa para produzir. Alguns exemplos incluem o trabalho de Lee De Forest com a sua invenção de um tubo de vácuo pioneiro chamado Audion e os osciloscópios da Hewlett-Packard, dono da HP.
Graças a ampla visão do diretor da Stanford, ele percebeu e incentivou os alunos a desenvolverem possíveis novas tecnologias , e recebendo o incentivos de empresas privadas acreditando nos projetos dos alunos, e investindo neles e comprando e pondo em pratica suas pesquisas.
O aumento do Vale do Silício também foi reforçada pelo desenvolvimento de infra-estrutura legal adequada para apoiar a rápida formação, financiamento, expansão e de empresas de alta tecnologia, bem como o desenvolvimento de uma massa crítica dos litigantes e juízes com experiência em resolução de disputas entre tais empresas. A partir do início dos anos 1980, muitas empresas nacionais (e depois internacional) da lei abriu escritórios em San Francisco e em Palo Alto, a fim de fornecer startups do Vale do Silício com serviços jurídicos. Além disso, a lei da Califórnia tem um número de truques que ajudam os empresários a estabelecer startups em detrimento de empresas estabelecidas, tais como a proibição quase absoluta de cláusulas de não concorrência nos contratos de trabalho.


Economia



De acordo com um estudo realizado em 2008 pela AEA em 2006, o Vale do Silício foi o terceiro maior centro de alta tecnologia (cibercidade) nos Estados Unidos, atrás de Nova York área metropolitana e área metropolitana de Washington, com 225,300 empregos de alta tecnologia. A Área Bay como um todo no entanto, dos quais Silicon Valley é uma parte, que estão em primeiro lugar com 387.000 empregos de alta tecnologia. Vale do Silício tem a maior concentração de alta tecnologia trabalhadores de qualquer área metropolitana, com 285,9 para cada 1000 trabalhadores do setor privado. Vale do Silício tem maior salário high-tech média de 144.800 dólares. Grande parte resultado do setor de alta tecnologia, o San Jose-Sunnyvale-Santa Clara, CA Área Metropolitana de Estatística tem a maioria dos milionários e bilionários a maioria nos Estados Unidos per capita.
A região é o maior centro de fabricação de alta tecnologia na taxa de desemprego dos Estados Unidos, com 9,4% em janeiro de 2009, contra 7,8% no mês anterior.




Universidades 

Carnegie Mellon University (West)| Carnegie Mellon University (West Coast Campus)
San Jose State University









Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário