Pesquisa

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

UNIVERISDADE STANFORD

  • HISTÓRIA  
Advinda de 650 hectares comprados pelo ex-governador da Califórnia e ex-senador dos EUA - Leland Stanford - que mais tarde, comprou propriedades vizinhas, totalizando mais de 8.000 hectares.O símbolo da Universidade é uma "árvore alta" de madeira vermelha, típica da cidade.

Leland e Jane tiveram um filho que morreu de febre tifóide em 1884, quando a família estava viajando na Itália. Leland e Jane ficaram abalados pela perda do único filho. Os Stanfords eram figuras públicas, a tragédia rapidamente veio ao conhecimento público. Jornais publicavam histórias detalhadas de morte do menino, e cartas, cartões e telegramas de consolo afluíram de amigos e familiares, bem como de completos desconhecidos. Dentro de semanas de sua morte, os Stanfords decidiram que, porque já não podiam fazer nada por seu filho, "as crianças da Califórnia serão nossos filhos." Em 11 de novembro de 1885, Jane e Leland Grant assinaram o Termo de Construção da Universidade Leland Stanford Júnior.

Em 1 de outubro de 1891, a Universidade Stanford abriu suas portas depois de seis anos de planejamento e construção. Iniciou com 15 professores e mais de 400 alunos. O primeiro presidente da Universidade foi David Starr Jordan, um graduado de Cornell, que renunciou o posto de presidente da Universidade Indiana para ocupar a presidência da Standorf. 

Em 21 de junho de 1893, Leland Stanford morreu em sua casa em Palo Alto (árvore alta), com 69 anos. Sua morte gerou uma crise financeira significativa para a universidade de Stanford, pois a universidade era sua propriedade e seus bens foram "congelados", assim, toda a renda para a universidade foi interrompida.

Em março de 1896, a Suprema Corte dos EUA rejeitou as acusações do Governo contra o espólio de Leland Stanford e sua herança foi liberada pelo inventário em dezembro de 1898.

Jane passou a administrar a Universidade, possibilitando o ingresso de mulheres. Em 1889, com o número recorde de mulheres matriculadas, Jane limitou o número de mulheres a 500. No ano seguinte, fundou a primeira bolsa de estudos. A Universidade não cobrou mensalidades até 1920. Jane fundou também o Museu da Stanford, que tornou-se o maior museu privado do país. Uma  nova biblioteca, um ginásio e um departamento de química também foram construídos. Em 1 de junho de 1903, Jane concedeu o controle da universidade para o Conselho de Curadores. Em fevereiro de 1905, enquanto se prepara para uma viagem, Jane escreveu ao Conselho de Curadores para autorizar a criação de um "Fundo de Jewel" a ser utilizado em compras de bibliotecas. O dinheiro para o fundo viria da venda de suas jóias. O fundo foi criado em 1908, com um montante inicial de $ 500.000. Atualmente, o fundo apóia a compra de centenas de livros e outros materiais para o uso de alunos e professores.

Jane morreu em 28 de fevereiro de 1905 em Honolulu. As circunstâncias de sua morte são controversas.

(Tradução e adaptação de texto de Gilvan Andrade)

Fontes: 

http://www.stanford.edu/about/history/ 
 


http://janestanford.stanford.edu/biography.html
 



Ponto de Vista: 



Uma das universidades mais influentes e conceituadas, com vasto registro de inovações nas mais diversas áreas do conhecimento, a Universidade Stanford vem, ao longo de sua existência, contribuindo de forma categórica para a expansão científica, ampliando continuamente os seus "enclaves".

Fiz uma lista "básica" de links que revelam a importância das pesquisas realizadas por cientistas da Universidade Stanford:







 



 

Um comentário: