Pesquisa

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Universidade de Stanford

Fundada em 1891, a universidade de Stanford se destacou e continua se destacando pela sua metodologia de ensino. Duas palavras estão intimamente associadas a essa universidade: inovação e criatividade.

Stanford foi a primeira universidade dos EUA a aceitar estudantes do sexo feminino, bem como negros e latinos. Seu método de ensino, permite que o aluno tenha uma grande autonomia, não sendo aprisionado a uma grade curricular fixa, mas podendo escolher qual caminho sua formação vai seguir. Além disso, ela abre uma terceira possibilidade aos alunos em relação às outras universidades. Além de seguir carreira acadêmica ou trabalhar para uma grande empresa (como é comum nas outras universidades), os alunos de Stanford são incentivados ao empreendedorismo, ou seja, criar seu próprio negócio, fato responsável pela fundação de diversas empresas de enorme sucesso na região do Vale do Silício onde Stanford fica situada.

A universidade também permite que os alunos assistam aulas tanto em período normal, quanto pela internet (ao vivo, ou por reprodução), o que promove ainda mais a flexibilidade e responsabilidade do aluno. Para tanto, o processo de seleção da universidade é rígido, visando aceitar apenas aqueles alunos que demonstram ser capazes de assumir o compromisso e ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento.

Podemos observar também um grande incentivo às artes e aos esportes, não se mantendo o foco apenas no lado puramente intelectual. A universidade oferece bolsas tanto para alunos que se destacam na sua formação, quanto para atletas e artistas.

O que mais impressiona em Stanford são os alunos bem sucedidos que saem de lá. Fundadores de diversas empresas milionárias como a HP, o Facebook, a Appel Inc. e diversas outras são provenientes de Stanford ou tiveram alguma ligação com a universidade.

Referencias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Stanford

http://www.stanford.edu/about/history

Nenhum comentário:

Postar um comentário