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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vale do Silício


     O Vale do Silício que recebeu este nome por Ralph Vaerst, que foi fundador e investidor em várias empresas na região, o nome foi dado porque o silício é a principal matéria-prima dos processadores fabricados por empresas como a Fairchild Semiconductor e a Intel, que surgiram na região logo depois do laboratório de William Shockley.
     Esta localizado na Califórnia, EUA, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática.
     Durante a Segunda Guerra Mundial e sobretudo durante a Guerra Fria teve seu notório destaque. devido à corrida armamentista e aeroespacial. O Vale do Silício fornecia as indústrias transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo.
     Desde então o Vale do Silício é simbolo de empreendedorismo e sucesso, algumas das empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região, dentre elas: Apple, Google, Facebook, Symantec, eBay, Yahoo, Intel, Microsoft. E um dos grandes diferenciais dessas empresas é a inovação, que é uma das grandes marcas do Vale do Silício.  
     Alguns pontos relevantes no ambiente intrínseco do Vale do Silício:
. A cultura de empreender lá é muito forte.
.Eles encaram empreendedores que faliram como grandes heróis que dão a volta por cima, valorizando sua experiência para não repetir os mesmos erros.
.A rede de investidores é bem estruturada,  investidores do Vale confiam nos empreendedores. E os empreendedores, se aproveitam dessa confiança de forma correta, sem segundas intenções. Ética e transparência são características cada vez mais exigidas.
.A mentalidade de se compartilhar idéias e assuntos diversos em todos os locais do Vale, as pessoas se interessam em aprender sobre qualquer coisa. 
. A cultura do change the world, que seria a grosso modo acreditar que seu negocio mudara o mundo, e fazer com que os investidores também acreditem. 
.Mente aberta, aceitação da diversidade, pouco importa se você tem cabelo raspado, tatuagens, é estrangeiro, verde, azul, meio metro, o que importa é sua ideia e o que você faz para concretiza-la.
.Cultura do give back, busca devolver para a sociedade apoio, contatos, idéias, experiência, conhecimento. Isso impulsiona o desenvolvimento e dá suporte para quem vai continuar o desenvolvimento dos negócios por lá. As pessoas simplesmente “precisam” retribuir. Desde o empreendedor iniciante, ao investidor que fala com um grupo de estrangeiros que querem saber mais sobre o Vale.
.Acesso, um item puxa o outro. Se as pessoas são abertas para o novo e ao que é diferente, compartilham muito seus conhecimentos, se preocupam em retribuir. Tudo isso está super relacionado com o fato de que por lá, pessoas tem acesso a outras com muita experiência para passar.
.Incubadoras, lá, quando se começa seu próprio negócio procura-se muito incubadoras e co-working. É um modelo que funciona por lá, com marcas que são referências, a tendência nesse mercado é que estas incubadoras além da infraestrutura e monitoria, invistam nas empresas incubadas também.
.Fundos. Fato: em San Francisco existe dinheiro. Os investidores criam fundos em comum e unem parceiros para apostar em startups com potencial. É bem comum essa associação acontecer entre investidores que sozinhos não poderiam investir numa empresa, mas compartilhando numa rede, podem viabilizar uma boa ideia. Todo mundo sai ganhando.
.Universidades. Mais do que uma aula de empreendedorismo, o tema permeia diversas disciplinas. Finanças, engenharia, marketing, administração, Química, física, TI, todos lidam com desenvolver protótipos de negócios baseados no que aplicam.
Competições de planos de negócios são direcionadas mais para early stages, que estão migrando para uma nova fase de crescimento. Existem diversas competições e programas práticos para se desenvolver protótipos.




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